Copa do Nordeste e Baianão permitirão cinco substituições por jogo

CBF e FBF decidiram seguir regra adotada pela FIFA por conta da paralisação

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Em maio, a Fifa oficializou a permissão para que campeonatos iniciados ou que ainda vão começar implementem uma regra de cinco substituições por equipe a cada partida. Cabe aos organizadores adotá-la ou não. A alteração autorizada pela International Board (IFAB) será uma emenda às Regras do Jogo e tem como objetivo, segundo a Fifa, “proteger o bem-estar dos jogadores”. A entidade máxima do futebol mundial propôs a mudança preocupada com o impacto que a paralisação do futebol mundo afora possa ter na preparação física dos atletas. Mais substituições permitiriam uma melhor gestão do desgaste dos atletas.

 

Assim que houve a aprovação da nova regra, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu pela implementação das cinco substituições por partida nas competições oficiais de 2020. As trocas precisam ser feitas em apenas três paradas por equipe durante o jogo e vão valer tanto para competições já iniciadas como nas que ainda vão começar – mesmo que elas se estendam até início de 2021. Desta forma, a Copa do Nordeste, que também é organizada pela CBF vai permitir cinco alterações por jogo. O Nordestão vai recomeçar no dia 21 de julho, com um jogo isolado entre Fortaleza e América-RN no Estádio Manoel Barradas. A dupla BA-VI entra em campo no dia 22. Bahia enfrenta o Náutico em Pituaçu, enquanto o Vitória pega o Botafogo-PB no Joia da Princesa.

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) também confirmou que seguirá a regra adotada pela FIFA. O Campeonato Baiano retorna no dia 22 de julho, mas ainda não divulgou a tabela detalhada dos jogos. Resta ainda disputar as duas últimas rodadas da primeira fase, semifinais e final. Oito times disputam quatro vagas para a semifinal do Campeonato Baiano, sendo que o Bahia lidera com 15 pontos, seguido por Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória, formando o G-4. Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista tentam beliscar uma vaga. Doce Mel e Jacobina disputam para ver quem se salva do rebaixamento.

Deixe seu comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Copa do Nordeste e Baianão permitirão cinco substituições por jogo – JOOB Noticias de Futebol 2020

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*