Anunciado no dia 11 de junho como novo reforço do Náutico para a sequência da temporada, o meia João Paulo Penha não deverá permanecer no Timbu. De acordo com informação do portal Diario de Pernambuco, o presidente Edno Melo confirmou que o jogador foi diagnosticado com uma lesão parcial no ligamento cruzado do joelho, que foi detectada em exame de imagem realizado pelo departamento médico do clube durante a primeira semana de atividades. Com isso, o atleta com passagens pelo Bahia deverá retornar ao ABC, clube que defendia antes da negociação com os pernambucanos.
João Paulo Penha, de 26 anos, defendeu o Bahia nos anos de 2015 e 2016 participando de 23 partidas sem marcar qualquer gol. As lesões de joelho também têm afetado o plantel Timbu na temporada 2020. Além de João Paulo Penha, que teve a lesão aponta nas rotinas médicas de chegada ao clube, o Náutico teve outras duas baixas por problemas no ligamento cruzado, sendo eles os atacantes Álvaro e Matheus Carvalho. Ambos já foram operados, com o primeiro com expectativa de retorno no final do ano e o segundo com volta programada apenas para 2021.
Natural de Vila Velha, no Espírito Santo, João Paulo Assis Penha, de 26 anos, foi contratado pelo Bahia em 2015, vindo do Rio Branco-ES. Na primeira temporada, jogou 18 jogos pelo tricolor e sem convencer foi emprestado ao CSA. Por lá, atuou 14 jogos e marcou 2 gols. Voltou em 2016 e fora dos planos, entrou em campo apenas três vezes, sendo emprestado a Fortaleza e depos ao CRB, até o encerramento do contrato. Acumula passagens também por Internacional, Ferroviária, Sampaio Corrêa, Londrina e seu último clube foi o ABC, pelo qual disputou 10 jogos e anotou 3 gols esse ano antes da paralisação por conta do coronavírus.