Em 2008, Vitória estragou ‘despedida’ de Edmundo e selou rebaixamento do Vasco

No seu último jogo oficial, Edmundo viu o Vasco ser rebaixado pela 1ª vez

Em 2012, o Vasco da Gama preparou uma grande festa no Estádio de São Januário e em jogo amistoso reeditou a final da Libertadores de 1998, contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador, para despedida do ex-atacante Edmundo, um dos maiores ídolos da história do clube. No entanto, na ocasião, o jogador já estava com 40 anos e aposentado, afinal, pendurou as chuteiras quatro anos antes, em 2008, diga-se, uma despedida amarga. O último jogo oficial do “Animal” foi no dia 7 de dezembro de 2008, um dos mais tristes da história do Gigante da Colina, afinal, marcou o primeiro rebaixamento da história do clube à Série B do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino perdeu para o Leão por 2 a 0, gols de Leandro Domingues e Adriano, em São Januário, diante da torcida.

 

A partida aconteceu no dia 7 de dezembro de 2008, na última rodada do Brasileirão. O Vasco não só teria que vencer o Vitória, mas dependeria de uma combinação de resultados. Nenhum resultado ajudaria a salvar o Vasco da degola, já que o Atlético-PR venceu o Flamengo por 5 a 3, o Náutico empatou diante do Santos sem gols, e, mesmo o Figueirense, igualmente rebaixado, superou o Internacional por 3 a 1. Edmundo começou como titular no ataque, mas, não foi capaz de evitar a frustração do rebaixamento e o revés por 2 x 0 para o Leão. Para completar o feito, no primeiro turno, o Vitória também venceu o Vasco no Barradão. O rubro-negro goleou a equipe carioca por 5×0.

O Esporte Clube Vitória, que havia retornado à elite do futebol brasileiro naquele ano, encerrou a competição na 10ª posição, com 52 pontos, e jamais foi ameaçado pelo rebaixamento. Ao longo do campeonato, o Rubro-Negro chegou a brigar por vaga na Libertadores, mas caiu de rendimento no segundo turno e ficou apenas com a classificação para a Copa Sul-Americana no fim das contas. A equipe, comandada por Vagner Mancini, enfrentou o Cruz-Maltino com: Gléguer, Wallace, Marcelo Batatais e Leonardo Silva; Jackson (Claiton Domingues), Vanderson, Renan, Leandro Domingues, Willans (Ricardinho) e Marcelo Cordeiro; Marquinhos (Adriano).

Ficha técnica: Vasco 0 x 2 Vitória
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de dezembro de 2008 (domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa-MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Helberth Costa Andrade (MG)
Cartões amarelos: Odvan e Mádson (Vasco)

Gols:
VITÓRIA: Leandro Domingues aos 24 minutos do primeiro tempo e Adriano aos 29 minutos do segundo tempo

VASCO: Rafael, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Odvan e Johnny (Leandro Bonfim); Jonílson, Mateus (Faioli), Mádson e Alex Teixeira; Leandro Amaral e Edmundo
Técnico: Renato Gaúcho

VITÓRIA: Gléguer, Wallace, Marcelo Batatais e Leonardo Silva; Jackson (Claiton Domingues), Vanderson, Renan, Leandro Domingues, Willans (Ricardinho) e Marcelo Cordeiro; Marquinhos (Adriano).
Técnico: Vagner Mancini.

Com colaboração de Yago Andrade, criador da página Vamos Negô.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário