Na manhã deste sábado (20), o Esporte Clube Vitória divulgou uma matéria sobre o treinamento do dia, realizado no no CT Manoel Pontes Tanajura. No entanto, chamou a atenção o fato do clube ter indicado um possível retorno da Copa do Nordeste para o dia 14 de julho. “Os atletas estão em preparação para o retorno das competições oficiais, o que deve ocorrer no dia 14 de julho, diante do Botafogo (PB), pela Copa do Nordeste.”, escreveu o clube. Em contato com o site Globoesporte, o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, não confirmou a data para retorno da competição e revelou que a decisão ainda está nas mãos da CBF.
“Eu não posso colocar um retorno que não depende da gente. Pode ser uma vontade do Vitória e de outros clubes, mas eu não gostaria de tecer um comentário sobre algo que não é uma decisão que depende de mim”, afirmou.
A Copa do Nordeste está paralisada desde o dia 17 de março, e ainda faltam disputar toda a 8ª rodada da fase de grupos, e o mata-mata, composto por quartas de final, semifinal e a decisão. No atual regulamento, apenas a decisão é disputada em duas partidas, algo que pode mudar em decorrência do caos provocado pela pandemia do novo coronavírus, que suspendeu o calendário do futebol nacional.
Líderes do Grupo A, Bahia e Fortaleza são os únicos já garantidos de forma antecipada nas quartas de final. Botafogo-PB aparece na 3ª posição com 12 pontos e precisa de um ponto para se classificar. Quem fecha o G-4 é o ABC. CRB, com 8 pontos na 6ª colocação, tem chances remotas. Freipaulistano e River-PI já deram adeus. No Grupo B, ninguém ainda garantiu classificação ainda, porém, Confiança e Vitória estão com vaga encaminhada, precisando de um simples empate na última rodada. O Leão terá como adversário na 8ª rodada o Botafogo-PB, em João Pessoa, na Paraíba. Náutico e Ceará, ambos com 11 pontos, precisam vencer, afinal, o Santa Cruz aparece logo abaixo no 5º lugar com 10 pontos. Imperatriz, América-RN e CSA já estão eliminados.