Além do meia Eric Ramires, que está emprestado ao Basel, da Suíça, e até o momento ainda não há uma definição quanto ao seu futuro, outro jogador que pertence ao Esporte Clube Bahia e tem contrato com clube de fora por empréstimo até o dia 30 de junho, é o lateral-direito Matheus Silva. O jogador de 22 anos foi repassado ao Farense em julho do ano passado com valor fixado em R$ 1 milhão por 50% dos direitos econômicos. O vínculo com os portugueses encerra no final deste mês e até o momento, que se saiba, não existe uma movimentação para uma possível permanência do atleta em Portugal, ainda que tenha sido titular em 18 dos 19 jogos que esteve em campo, marcando 3 gols, e com boas apresentações. Ele tem contrato até dezembro de 2020 com o Bahia.
Matheus Silva teve grande destaque no Paysandu em 2018 antes de ser contratado pelo Esporte Clube Bahia em meados de 2019. Ficou poucos meses no Esquadrão e foi emprestado ao clube português. Caso o Farense não exerça a opção de compra, o jogador retorna e deverá integrar o elenco principal comandado por Roger Machado até definir a sua situação. No elenco atual, o Tricolor conta com João Pedro e Nino Paraíba como opções para a lateral-direita. Zeca, que veio emprestado do Internacional, é ambidestro e também atua na direita. Vale lembrar que Willean Lepo, titular da extinta equipe de transição, também é uma opção, caso não seja repassado a outra agremiação.
Natural de Marituba (PA), Matheus de Barros da Silva foi contratado pelo Esporte Clube Bahia em 2019, após se destacar com a camisa do Paysandu na disputa da Série B, atuando em 32 jogos na temporada 2018, 23 pela Segundona, chamando a atenção do tricolor baiano. O jogador pertencia ao Desportiva Paraense, onde começou a carreira. Antes do Papão, foi emprestado em 2017 a Águia e São Francisco-PA. Em 2019, Matheus atuou nove vezes pelo Bahia, cinco pelo time principal e quatro pela equipe Sub-23 no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Foi emprestado ao Farense em julho do ano passado com valor fixado em R$ 1 milhão por 50% dos direitos econômicos. Em Portugal, atuou 19 jogos e marcou 3 gols.