E.C Bahia: Dos 4 zagueiros do sub-23, dois ficam e dois vão embora

Fora dos planos, Anderson (foto) e Fábio Alemão deixaram o clube

Foto – Felipe Oliveira/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia segue resolvendo a situação dos jogadores que faziam parte do extinto time de transição, interrompido por conta da pandemia do coronavírus que paralisou o futebol há dois meses. Enquanto define os atletas que serão incorporados ao elenco principal, também trata das saídas. Fora dos planos para a sequência da temporada, os zagueiros Anderson e Fábio Alemão deixaram o Esquadrão. Os únicos zagueiros do time sub-23 que ficam são Ignácio e Jaques, que têm vínculos por mais tempo. No entanto, Jaques, que sequer atuou esse ano pela equipe de aspirantes, não deve ser aproveitado por Roger Machado, ou seja, se houver proposta de empréstimo, deve ser repassado a outro clube, mas até lá permanece. Sendo assim, a tendência é que apenas Ignácio seja promovido ao elenco principal, para se juntar a Juninho, Lucas Fonseca, Wanderson e Ernando.

 

Capitão do time de Dado Cavalcanti na disputa do Estadual, Anderson, de 25 anos, vinha sendo titular e chegou até a marcar gol no Ba-Vi em que o Bahia venceu por 2 a 1 no Barradão com gol de falta nos acréscimos. Foram seis atuações realizadas. Seu último clube havia sido o Confiança. Já o Fábio Alemão chegou ao Esquadrão após passar pelo Paysandu e pelo time sub-23 do Internacional. No Tricolor de Aço, foram apenas duas atuações no Estadual. Os defensores se juntam ao goleiro Fernando Castro, o lateral Lucas Rodrigues, os meias Luciano Buiu, Paulinho, Vinícius Garcia e Cristiano e os atacantes Régis Tosatti e Gabriel Esteves, atletas que já deixaram o Tricolor.

RENOVARAM

O volante Edson assinou novo vínculo até 2021, enquanto o atacante Gustavo fica no clube até 2022. Ambos serão promovidos ao elenco principal assim que retornar as atividades e ficarão a disposição do técnico Roger Machado para as disputas da Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro da Série A e Sul-Americana. Edson entrou em campo seis vezes no Campeonato Baiano de 2020. Apelidado de “Super Choque” no Jequié, onde disputou o Baianão em 2019, Gustavo começou na base do Grêmio Osasco e também acumula passagens por Nacional do Amazonas e Guarulhos. O atacante também atuou em seis jogos no Estadual e marcou um gol. Lepo, Mayk, Arthur Rezende, Gustavo e Saldanha são outros cotados. Yuri, Caio Mello, Alesson, Fessin e Caíque terão situação definida.

Bahia também negocia a renovação de contrato do goleiro Mateus Claus. O acordo está encaminhado e resta apenas pequenos detalhes, como a duração do novo vínculo. O arqueiro foi emprestado pelo Pelotas-RS ao Esquadrão até o final de maio. Com passagens também por Caxias, Veranópolis, Glória, Marcílio Dias e Internacional, Claus tem 25 anos e chegou ao Tricolor para reforçar o time de Dado Cavalcanti na disputa do Baianão, onde atuou em três partidas, com dois triunfos e um empate, e não sofreu nenhum gol. Ele também será incorporado ao elenco principal.

O Campeonato Baiano paralisou restando duas rodadas para o término da primeira fase. Oito times disputam quatro vagas para a semifinal do Campeonato Baiano, sendo que o Bahia lidera com 15 pontos, seguido por Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória, formando o G-4. Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista tentam beliscar uma vaga. Doce Mel e Jacobina disputam para ver quem se salva do rebaixamento. Vale lembrar que o futebol já está suspenso há dois meses e com o calendário curto, o Baianão – assim como outros estaduais – está ameaçado de não ser retomado, ainda que a FBF garanta que será concluído.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário