Bahia e Vitória completam dois meses sem jogos e retorno ainda é incerto

Dupla BA-VI ainda não retornou aos treinamentos e aguardam autoridades

O futebol brasileiro vive um momento de incertezas por conta da pandemia do coronavírus que paralisou todas as competições e completou dois meses sem bola rolando. Para evitar o risco de contágio e tentar conter o avanço da covid-19, os clubes suspenderam as atividades e deram férias coletivas em abril aos funcionários e também aos jogadores que seguem cumprindo quarentena e trabalhando em casa com orientação de profissionais dos clubes. Ainda que haja uma mobilização para a volta do futebol, algumas federações e clubes estão cautelosos e não aderem a pressão externa. O Governo da Bahia prorrogou a proibição de jogos no estado até 18 de maio e deve estender a medida. Com mais de 8 mil casos, a Bahia já registra 281 mortes até 15/05.

 

Em relação ao retorno das atividades, a dupla BA-VI segue aguardando a liberação das autoridades médicas e ainda não há uma data definida. O Esporte Clube Vitória pretendia retomar os treinos presenciais na segunda-feira, dia 18, mas pela situação atual, não deve acontecer a reapresentação. Na última vez que esteve em campo, no dia 15 de março, o Leão atuou em dose dupla. No Barradão, pela Copa do Nordeste, o time de Geninho goleou o River-PI, por 4 a 1, e encaminhou a classificação para as quartas de final. Já em Riachão do Jacuípe, pelo Campeonato Baiano, o time de Agnaldo Liz perdeu por 1 a 0 para o Jacuipense. No dia seguinte aos dois jogos, começaram as negociações para suspensões das competições.

O Esporte Clube Bahia, por sua vez, entrou em campo pela última vez no dia 14 de março, um sábado, e garantiu classificação antecipada na Copa do Nordeste ao vencer o América-RN por 2 a 0 na Arena das Dunas, com gols de Juninho Capixaba e Élber. Além do Nordestão, o time de Roger Machado garantiu vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana ao vencer o Nacional-PAR (3 x 0 na Fonte Nova e 3 x 1 no Paraguai). O torneio foi suspenso pela Conmebol com o prazo inicial até o dia 5 de maio.

O Campeonato Baiano Baiano, inicialmente, teria a primeira fase finalizada, mas a Federação Bahiana de Futebol mudou de ideia e decidiu suspender a competição no dia 17 de março. No mesmo dia, foi oficializada a paralisação da Copa do Nordeste. O jogo de volta da Copa do Brasil, contra o Ceará, foi adiado quando a CBF anunciou a suspensão de todas as competições da entidade. O Rubro-Negro perdeu a partida de ida por 1 a 0 e precisa vencer o jogo de volta no Estádio Manoel Barradas. Além do torneio nacional, o Leão disputará a Série B e Copa do Nordeste. O Esquadrão, por sua vez, foi eliminado da Copa do Brasil, mas ainda está vivo na Sul-Americana e tem classificação garantida na Copa do Nordeste, e também já foca na Série A.

VEJA ABAIXO QUEM DEVE SER PROMOVIDO AO PRINCIPAL DA DUPLA BA-VI

Vitória terá cinco retornos e duas novidades para o elenco principal

E.C Bahia: Dos 4 zagueiros do sub-23, dois ficam e dois vão embora

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário