Campeonato Holandês é cancelado sem campeão ou rebaixados

Ajax e AZ Alkmaar estavam empatados em número de pontos

Após declaração do primeiro ministro da Holanda dizendo que eventos esportivos não poderiam ser realizados no país até setembro por conta do coronavírus, a KNVB, Federação Holandesa de Futebol, decidiu pelo encerramento do campeonato nacional da atual temporada sem um campeão e rebaixados, diferente do Campeonato Belga que foi encerrado, porém, decretou o líder Brugge como campeão. No Holandês, Ajax e AZ Alkmaar estavam empatados em número de pontos e disputavam o título. O primeiro fica com a vaga direta para próxima Liga dos Campeões e o AZ disputará a fase preliminar da competição.

Segundo com informação do portal Terra, a UEFA aceitou a decisão, e já havia comunicado aos clubes que, caso as competições não pudessem ser concluídas até o começo de agosto, não haveria problemas em encerrar os campeonatos de forma antecipada, como ocorreu na Holanda.

A grande questão e maior polêmica da decisão, entretanto, ficou na parte de baixo da tabela. A federação optou por não rebaixar nenhum clube e, assim, não permitiu também o acesso dos times da segunda divisão. Em votação, os clubes das duas principais divisões votaram, em maioria, a favor do rebaixamento. Mas a KNVB passou por cima e tomou sua decisão.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário