Conmebol estende suspensão da Libertadores e da Sul-Americana

Nesta quarta-feira, por meio de nota oficial, a CONMEBOL anunciou que a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana vão seguir suspensas até o dia 5 de maio, com possibilidade de prorrogar novamente. Inicialmente, a paralisação das duas competições era restrita às próximas semanas. No caso da Libertadores, a entidade havia suspendido somente a terceira rodada da fase de grupos, que seria disputada nesta semana. No caso da Sul-Americana, ainda falta realizar o sorteio para definir os próximos confrontos, então sem datas definidas. Com Fortaleza, Atlético-MG, Goiás e Fluminense todos eliminados na primeira fase, apenas dois clubes brasileiros seguem vivos na Sul-Americana 2020. Vasco da Gama, que eliminou o Oriente Petrolero, e o Esporte Clube Bahia que despachou o Nacional-PAR com o placar agregado de 6 a 1 (3 a 0 na Fonte Nova e 3 a 1 no Paraguai).

 

A segunda fase da Copa Sul-Americana irá reunir 32 equipes, sendo 22 classificados da primeira fase e mais 10 equipes procedentes da Libertadores. Com 6 pontos somados e saldo de cinco gols (6 x 1), o Esquadrão se garante entre os seis times de melhor desempenho na fase inicial da Sul-Americana que irão se juntar aos 10 times eliminados da Copa Libertadores (contando oito terceiros colocados da fase de grupos e mais dois times eliminados na terceira fase preliminar). No pote 2, as 16 demais equipes classificadas.

VEJA A NOTA DA CONMEBOL:

“A Conmebol comprometida com a prevenção do Covid-19, sob o risco de sua expansão, e em salvaguarda dos jogadores, técnicos, delegados, árbitros, dirigentes, imprensa e torcedores, decidiu suspender as reuniões da Libertadores previamente agendadas, inicialmente até 5 de maio de 2020″, anunciou a entidade. Além disso, a Sul-Americana, na ausência do sorteio para a segunda fase, também está temporariamente suspensa, até a mesma data.”

A Conmebol apontou a data de previsão do retorno das competições, mas não revelou detalhes sobre a nova tabela de jogos. É possível que tanto a Libertadores quanto a sul-americana sejam disputadas em datas reservadas anteriormente tanto para a Copa América, em junho. A competição de seleções foi adiada para o próximo ano.

Enquanto isso, a entidade pediu cuidado e atenção aos times em meio à pandemia do coronavírus. “Pedimos aos clubes que mantenham as devidas diligências para evitar a propagação do vírus e que cumpram os protocolos de prevenção sugeridos pelas autoridades competentes. É um momento de cooperação e responsabilidade para toda a comunidade e o futebol não pode ser ignorado.”

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*