Roger Machado é o segundo técnico da Série A há mais tempo no cargo

Treinador está há 10 meses no comando do time do Bahia

Jorge Rodrigues/Eleven/Lancepress!

Mesmo com a queda de rendimento no segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado quando chegou a ficar 9 jogos sem vencer, a diretoria do Esporte Clube Bahia fez o que poucas fazem e bancou a permanência do técnico Roger Machado que chegou ao clube em abril de 2019 para assumir o lugar de Enderson Moreira demitido após eliminações precoce na primeira fase da Copa Sul-Americana e também da Copa do Nordeste. Sob o comando de Roger, o Esquadrão entrou em campo 47 vezes na temporada passada, somando 17 triunfos, 15 empates e 15 derrotas, marcou 55 gols e sofreu 48. Foi campeão baiano derrotando o Bahia de Feira na final, chegou nas quartas de final da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão no 11º lugar.

 

Em 2020, com a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o River-PI e a derrota no clássico BA-VI, boa parte da torcida voltou a pedir a demissão do treinador, porém, a diretoria garantiu a permanência às vésperas de outra decisão pela Copa Sul-Americana. Desde então, o Bahia venceu o Nacional-PAR por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, garantindo boa vantagem para a partida de volta onde voltou a vencer por 3 a 1 no Paraguai, conquistando o primeiro triunfo no exterior em competições internacionais e a classificação para segunda fase com o segundo melhor desempenho. Pela Copa do Nordeste, empatou fora de casa com o Ceará por 2 a 2 e venceu o CSA, retornando ao G-4 e assumindo a vice-liderança do Grupo A. Até aqui, na temporada, são 7 jogos com 3 triunfos, 2 empates e 2 derrotas.

Entre altos e baixos, mas firme no cargo, o técnico Roger Machado completou 10 meses no comando do time tricolor e segue como o segundo técnico há mais tempo no cargo entre os clubes do Brasileiro da Série A, atrás somente do também gaúcho Renato Portaluppi que tem incríveis 3 anos e 2 meses à frente do Grêmio. Depois de Roger, aparecem o técnico português Jorge Jesus no Flamengo, com 8 meses, e Ney Franco que está há 6 meses no Goiás.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário