O tema racismo está cada dia mais evidente no futebol, em especial pela repercussão exaustivamente diante da visibilidade do esporte, algo que não acontece no cotidiano. Desta vez, a vítima foi o lateral-esquerdo Moisés, do Internacional, que recentemente passou pelo Esporte Clube Bahia. Ele foi alvo de xingamentos racistas, curiosamente não durante um jogo de futebol, mas durante transmissão de sua entrevista coletiva de ontem pela internet. Enquanto jogador dava entrevista, a manifestação era transmitida no Instagram, e neste perfil foram postados o termo “macaco” se referindo ao atleta.
O clube repudiou e destacou que a “discriminação ainda é um mal que nos assombra”, afirmando repudiar totalmente o comportamento contra o atleta do clube. Por fim, garantiu que está tomando todas as medidas cabíveis, dizendo que o engajamento do clube é permanente com o objetivo de coibir qualquer ato discriminatório.
A discriminação é um mal que ainda nos assombra. Durante uma live da entrevista coletiva com Moisés, feita pelo nosso Instagram na tarde desta quarta, alguns criminosos publicaram comentários de cunho racista com relação ao nosso lateral.
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) February 6, 2020