Com aval de Bahia e Vitória, FBF adia estreia do Baianão 2020

Rodada de estreia foi remarcada para o dia 22 de janeiro

Por motivos relacionados aos direitos de transmissão, o Campeonato Baiano 2020 teve sua estreia adiada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). A rodada inaugural estava agendada para acontecer no dia 15 de janeiro, porém, foi remarcada para o dia 22 de janeiro. A entidade consultou a dupla BA-VI sobre a mudança, afinal, no mesmo dia acontece a primeira rodada da Copa do Nordeste e desta forma teríamos um choque no calendário. No entanto, como vão disputar o Estadual com equipes Sub-23, Bahia e Vitória deram o aval. O Leão estreia em casa contra o Jacobina, enquanto o Esquadrão visita a Juazeirense.

 

JOGOS DA 1ª RODADA (BAIANÃO 2020)
Vitória x Jacobina – Barradão
Bahia de Feira x Doce Mel – Arena Cajueiro
Atlético de Alagoinhas x Fluminense de Feira – Carneirão
Vitória da Conquista x Jacuipense – Lomanto Júnior
Juazeirense x Bahia – Adauto Moraes

Dez clubes vão disputar a competição em 2020, sendo eles: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista. O novato é o Doce Mel, recém-chegado à elite do futebol baiano após campeão da Série B do Baiano esse ano vencendo na final o Olímpia. O Esporte Clube Bahia tentará o seu tricampeonato seguido. O tricolor foi campeão em 2018 e 2019.

Fórmula – A fórmula escolhida é a mesma utilizada no Baianão 2019. Os dez clubes (Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Alagoinhas Atlético Clube e Doce Mel Esporte Clube) ficarão no mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas.

Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.

Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário