Bahia parabeniza o Corinthians depois de Cantillo ficar com a camisa 24

Após polêmica, Cantillo vai usar a camisa 24 no Corinthians

Nesta quinta-feira (30), o Corinthians surpreendeu ao anunciar que a camisa 24 ficará com o colombiano Victor Cantillo. Após o anúncio, o Esporte Clube usou as redes sociais para elogiar a decisão dos paulistas. Durante apresentação oficial do jogador, o diretor Alvinegro, Duílio Monteiro Alves, deu uma declaração homofóbica quando disse que no Corinthians, o número 24 não estamparia a camisa de nenhum jogador. O jogador colombiano sempre usou a camisa 24 em seu país, no entanto, foi orientado a não usar tal número que é popularmente associado ao homossexual e recebeu a camisa 8.

 

Não somente no clube paulista, mas diversos clubes do Brasil e jogadores baniram o número 24 do futebol brasileiro, pelo menos em competições organizadas pela CBF. Nas competições Sul-Americanas, eles são obrigados a usar a numeração, pois é necessário inscrever jogadores de 1 a 30. Recentemente, o volante Flávio, do Esporte Clube Bahia, usou a camisa 24 em jogo contra o Imperatriz em ação contra a homofobia e também para homenagear Kobe Bryant, que faleceu no último domingo em acidente de helicóptero.


No último dia 19 de janeiro, o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, exibiu uma matéria sobre homofobia no futebol brasileiro onde frisou que que alguns clubes, poucos é verdade, têm feito do combate ao preconceito uma bandeira, e nenhum tem sido tão atuante quanto o Esporte Clube Bahia. Uma das metas da gestão, que assumiu no início de 2018, é transformar o clube no mais democrático e inclusive do Brasil. O primeiro passo foi criar um núcleo de ações afirmativas, que usa o futebol para chamar a atenção da sociedade para diversas causas, como racismo, combate à homofobia e violência, entre outros.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário