Vitória relembra primeiro título regional conquistado em 1976

Na final, o adversário era o América de Natal

Fotos: Acervo de Galdino Silva

Em seu site oficial, o Esporte Clube Vitória relembrou a história do primeiro título regional do clube, em 1976, quando sagrou-se campeão do Torneio José Américo Almeida Filho. O campeonato reuniu 12 times, os campeões e vice-campeões de 6 estados nordestinos e teve como vencedor o nosso glorioso Esporte Clube Vitória. O Leão estreou no dia 7 de novembro, fora de casa, vencendo o Fluminense de Feira por 3×1. Em seguida, o adversário foi o Sergipe, novamente fora de casa. A partida terminou com o placar de 2×2.

 

A única derrota da equipe rubro-negra na competição foi no estádio Machadão, quando o Vitória perdeu para o América de Natal por 1×0. Após a derrota, o Leão da Barra emplacou uma série invicta que durou até o fim da competição. Após jogar em Natal, o Vitória fez uma parada na Paraíba. Enfrentando os times da casa, o Leão venceu o Botafogo-PB por 2×1 e o Treze por 2×1.

O primeiro jogo do Leão como mandante aconteceu apenas na 6º rodada. Diante da equipe do Ypiranga, o Vitória empatou por 1×1. Em seguida, o Vitória venceu o Confiança em Aracaju por 2×0. Já no mês de dezembro, o Leão empatou com o ABC em 1×1, venceu o Volta Redonda, única equipe não nordestina, por 3×1 e encerrou a primeira fase com dois empates seguidos: 1×1 contra o CSA e 0x0 diante do Sport.

O Vitoria avançou para as semifinais com 15 pontos somados. No confronto eliminatório de jogo único, a equipe rubro-negra contou com gols de Joãozinho e Zé Júlio para vencer o Botafogo-PB por 2×1.

Na final, o adversário era o América de Natal, única equipe que tinha conseguido vencer o Vitória na competição. Novamente no estádio Machadão, o Leão devolveu a derrota sofrida na primeira fase e venceu por 3×0. Com gols de Geraldão e Zé Júlio, duas vezes, o rubro negro baiano garantiu o primeiro título de campeão do Nordeste.

Time da final: Williams; Jurandir, Joãozinho, Válter e Teixeira; Paulo Roberto, Léo Oliveira e Valdo; Zé Júlio, Geraldão (Joel Zanata) e Ferreti (Leninho). Técnico: Denílson Custódio.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário