Pela primeira em oito anos, um clube do Nordeste aparece entre os 10 no ranking da CBF

Bahia subiu cinco posições no ranking da CBF

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A Diretoria de Competições da CBF divulgou na última terça-feira (10) a mais recente atualização Ranking Nacional de Clubes (RNC) 2020 comportando 227 clubes de todos os cantos do Brasil. O critério utilizado vem desde 2013 e leva em consideração os cinco anos mais recentes atribuindo pontuações e pesos para as colocações das equipes nos respectivos torneios ano a ano, valendo apenas Copa do Brasil e Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, desconsiderando estaduais ou torneios internacionais.

 

Na nossa área que é a Bahia, o tricolor de aço segue reinando tranquilão subindo cinco posições e passa a ocupar o 10º lugar, a melhor também do Nordeste. Vale destacar que pela primeira vez em oito anos, desde que o ranking foi reformulado, o Nordeste figura entre os dez primeiros colocados. Já o Esporte Clube Vitória é o 17º colocado mantendo a posição do ano anterior apesar do atraso da temporada já finalizada que foi um fracasso.

Saindo da dupla Bahia e Vitória, a Juazeirense aparece no 64º lugar com 1.292 pontos, permanecendo como a terceira força do futebol, no entanto, avançando três posições considerando a temporada passada no cômputo geral. O Vitória da Conquista se no passado ocupava a 100ª posição com 641 pontos, este ano caiu 22 posição, figurando agora na 122ª posição, superado por Baré, Barcelona, Madureira e outros da mesma linhagem. A Jacuipense se o ano passado era o 131º colocado, ao contrário do Vitória da Conquista, ancorado pela excelente Campanha no Campeonato Brasileiro da Série D, ganhou 32 posições e agora é o 99º colocado aparecendo com o quarto melhor clube baiano.

Nos clubes de Feira de Santana, se o Fluminense desceu um degrau na tabela de classificação, saindo de 80º lugar para o 81º lugar, o Bahia de Feira, vice-campeão baiano nesta temporada deu um salto respeitável ainda que se mantenha no fundo na lista de ranqueados. No ano passado, o Tremendão era o 218 melhor posicionado, este ano aparece em 160º lugar como a quinta melhor posição entre os baianos, porém, entre eles, foi aquele que mais cresceu num total de 58 posições.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário