Após se manter na Série A por mais um ano, desta vez com um grau de sofrimento ainda maior e só encerrado na última rodada com a manutenção confirmada, o Ceará segue trabalhando de olho na temporada 2020, visando o Campeonato Cearense, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Brasileirão. Além de buscar reforços, o Vozão tenta segurar seu principal jogador no Campeonato Brasileiro, o meia Thiago Galhardo, artilheiro do time com 12 gols em 34 jogos. Apesar da renovação automática, o atleta terminou a temporada valorizado e vem atraindo olhares de outros clubes. Bahia e Fluminense são dois interessados.
Atento ao mercado buscando reforços para qualificar o elenco, o Vozão pode anunciar nos próximos dias a contratação de um goleiro. Trata-se de Jordi, de 26 anos, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo CSA e tem contrato com o Vasco até 2021. O arqueiro foi um pedido de Argel Fucks, que assumiu o Ceará há três jogos para o fim do Brasileirão, com duas derrotas e um empate, porém, conseguiu o objetivo de manter o clube na elite e permanece em 2020. O vínculo do goleiro será por empréstimo até o fim da próxima temporada. Pelo CSA, Jordi disputou 29 jogos e sofreu 41 gols.
Jordi e Argel trabalharam juntos no clube alagoano entre julho em novembro do ano passado, antes do técnico gaúcho, de 45 anos, comandar o Alvinegro cearense nas três últimas rodadas do Brasileirão 2019. O contrato de Diogo Silva, goleiro da equipe, vai até maio de 2020. Com uma boa temporada no CSA, Jordi tinha o desejo de atuar mais vezes e no clube carioca seria, no primeiro momento, reserva de Fernando Miguel. Sidão, atual segunda opção, ainda não tem a continuidade definida na Colina. Alexander, da base, também disputa uma vaga.
FICA OU SAI?
Em entrevista recente, o meia Thiago Galhardo admitiu que o desejo é de permanecer, porém, não descarta uma saída: “futebol é dinâmico”, disse ele. Natural de São João del-Rei (MG), Thiago Galhardo do Nascimento Rocha tem 30 anos e surgiu na divisão de base do Bangu. Foi no Bangu, em 2010, que o meia se destacou e chamou a atenção do cenário nacional. As passagens pelos rivais Botafogo e Vasco não tiveram tanto destaque, e ele acabou marcado por algumas polêmicas. Passou ainda por Comercial, América-RN, Remo, Boa Esporte, Cametá, Brasiliense, Madureira, Coritiba, Red Bull Brasil, Ponte Preta. Fora do Brasil, atuou no ALbirex Niigata do Japão em 2017, antes de retornar ao Brasil para defender o Vasco da Gama, onde ficou até meados de 2019 quando foi repassado ao Ceará. Pelo Vozão, marcou 12 gols em 34 partidas este ano. Antes, havia marcado 2 gols em 14 jogos pelo Cruz-Maltino.