Câmara Municipal de Salvador homenageia técnico do Bahia

Homenagem aconteceu em sessão solene realizada no Plenário Cosme de Farias

O técnico Roger Machado, hoje comandando o Esporte Clube Bahia, foi homenageado pela Câmara Municipal de Salvador, em sessão solene realizada no Plenário Cosme de Farias, na noite desta sexta-feira (6). O treinador do Bahia foi condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares, por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), em reconhecimento ao seu posicionamento de enfrentamento ao racismo. Conduzido ao Plenário por representantes do Movimento Negro, Roger Machado foi recepcionado com aplausos e cânticos tricolores. Em seguida, ouviu ecoar o “Canto das três raças” na voz da cantora Matilde Charles.

 

Conforme a proponente, em um momento de intensificação do preconceito, é preciso reconhecer personalidades que se destacam ao prestar serviços de resistência. “Esta homenagem faz parte das ações da Câmara, através de nosso mandato, de enfrentamento ao racismo. Roger tem se mostrado uma pessoa muito sensível e, com muita coragem, tem posicionamento firme no enfrentamento ao racismo”, afirmou Aladilce Souza, salientando que “os comportamentos são referências para a sociedade”.

A vereadora ainda lembrou da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial na Casa e do engajamento dos integrantes da Comissão de Reparação. Um vídeo institucional do Esporte Clube Bahia, desenvolvido pelo Núcleo de Ações Afirmativas, foi exibido durante a sessão solene.

Segundo o presidente da entidade, Guilherme Bellintani, a passagem de Roger por Salvador ficará marcada na história. “A partir deste momento, quem se omitir (diante do racismo), será convocado a retornar e assumir suas responsabilidades”, disse.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário