Bahia enfrenta o Flamengo no Maracanã em tarefa quase impossível

Líder disparado, Flamengo está invicto no Maracanã nesta Série A

Atravessando uma péssima fase, com cinco jogos seguidos sem vencer, inclusive, desperdiçando pontos importantes mesmo atuando dentro de casa onde também não vence há cinco jogos, o Esporte Clube Bahia encara no próximo domingo, o Clube de Regatas do Flamengo, atravessando talvez, a melhor fase da historia recente. Comandado pelo português Jorge de Jesus, o time carioca caminha em ritmo acelerado em direção do título no qual já conquistou em seis oportunidades, a última vez em 2009. Curiosamente, o Bahia foi o último clube que venceu o Flamengo de Jorge Jesus na Série A e não tão somente venceu, como conquistou os três pontos de forma expressiva aplicando 3 a 0 em jogo realizado na Arena Fonte Nova valendo ainda pela décima terceira rodada da competição, com o atacante Gilberto que agora atravessa uma seca de gols, anotando todos os tentos daquela partida.

 

De lá pra cá, o Flamengo não experimentou qualquer outra derrota. Foram 18 jogos onde obteve a assustadora marca de 16 triunfos e apenas dois empates contra São Paulo e Goiás, esse último recebendo o empate nos acréscimos de jogo. Antes do duelo contra o Bahia, o Flamengo havia sido derrotado pelo Atlético Mineiro e Internacional, no entanto, ambos pelo placar apertado de 2 x 1, nas primeiras rodadas quando a equipe carioca sofria bastante pressão sob o comando do técnico Abel Braga.

O Flamengo faz uma campanha quase perfeita, independente se o adversário é grande ou pequeno, se o jogo é como visitante ou mandante. Dos 74 pontos já acumulado, o time do português Jorge Jesus conquistou 31 pontos atuando como mandante e 42 atuando no Rio de Janeiro, onde está invicto. Foram 15 jogos no Maracanã com 14 triunfos e apenas um empate. Diante dos números de cada lado e considerando o momento dos clubes apesar imprevisibilidade do futebol, as chances de um triunfo tricolor de aço quando vista e observada pela luz da razão beiram a casa do zero, virgula zero.

O Flamengo já está na lista das 20 maiores sequências invictas da história do futebol brasileiro. Depois de vencer o Botafogo pelo placar de 1 x o ontem à noite, o time de Jorge Jesus ocupa o posto de número 17. À frente, o Botafogo de Zagallo, em 1977/78, recordista com 42 partidas, o Santa Cruz de Evaristo de Macedo, em 1977/78, com 35 partidas, são os líderes. Nos pontos corridos, a maior Série é do Palmeiras de Felipão, entre 2018/19, com 33 partidas.

O Esporte Clube Bahia, por sua vez, vinha sendo uma das sensações do Campeonato Brasileiro e com reais condições de conquistar uma vaga na Libertadores de 2020, no entanto, após aquele triunfo sobre o Avaí em Santa Catarina que colocou o time na SEXTA colocação, tudo mudou. De lá para cá, foram nove jogos, com apenas um triunfo contra o Grêmio em Porto Alegre, cinco derrotas (três delas em Salvador para Athletico, Ceará e Inter), e outros três empates, dois seguidos contra Cruzeiro e Chapecoense. Do 6º lugar, o time de Roger Machado foi descendo a ladeira e chegou até a 10ª colocação, mas na rodada passada retornou ao 9º lugar com 43 pontos, porém, já distante do G-6 e com o principal objetivo de momento reencontrar o caminho dos triunfos para não correr o risco de perder até a vaga na Copa Sul-Americana.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário