América-MG pode ser o 1º clube a sair da lanterna para o acesso na Série B

Clube de Minas Gerais teve uma arrancada impressionante

O Campeonato Brasileiro da Série B já está praticamente definido ainda que apenas dois clubes já tenham batido e martelo e adiantado o lado: Bragantino e Sport. América-MG precisa apenas vencer o já rebaixado São Bento de Sorocaba no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O Coritiba precisa de menos, apenas empatar com o desmobilizado e já tranquilo Vitória no Barradão. Já o Atlético de Goiás que caiu de produção justamente na reta final, não depende só de si. Precisa vencer o Sport-PE no Serra Dourada e torcer para o São Bento vencer o América fora de casa OU que o Vitória derrote o Coritiba. Tudo pode acontecer, no entanto, as chances do rubro-negro de Goiás foram reduzidas pelo empate em 2 x 2 contra o Brasil de Pelotas na última rodada e pode lhe custar o acesso que inicialmente parecia certo já que o clube se manteve exatamente por 25 rodadas consecutivas dentro do G4, inclusive na vice-liderança muitas delas.

 

Vale destacar a campanha do América de Minas que no início foi bem parecida e terrível como a realizada pelo Esporte Clube Vitória que pela história e tradição era apontado e listado entre aqueles favoritos ao acesso.

Porém, ao contrário do Vitória, o time de Minas reagiu, correu atrás, fez as correções no tempo ideal e acertou iniciando uma ascensão surpreendente e agora faltando apenas uma rodada o time mineiro depende de apenas um triunfo simples, dentro de casa e contra um adversário fragilizado e rebaixado. Além disso, pode até subir com o empate, caso o Atlético-GO vença o Sport-PE.

O técnico Felipe Conceição que assumiu o time na 10ª rodada é apontado como o grande responsável por uma reviravolta poucas vezes observada. Com ele foram 16 vitórias, oito empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 66,6%, superior ao desempenho geral do campeão Bragantino (64,9%).

Obtendo o acesso como é bem provável, América será o primeiro clube a sair da lanterna da Série B, na 14ª rodada, e garantir uma vaga na primeira divisão. O América foi o último colocado nas rodadas: 5ª, 6ª, 10ª, 12ª, 13ª e 14ª. Vale lembrar que o Goiás no ano passado teve uma reação semelhante, porém com o nível de dificuldade GRANDE, no entanto menor que enfrentado pelo América.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário