Bahia derruba TABU histórico vencendo o Grêmio em Porto Alegre

Esquadrão jamais havia vencido o Grêmio em Porto Alegre

Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

O triunfo do Esporte Clube Bahia sobre o Grêmio, além de ter recolocado o Esquadrão na briga por uma vaga no G-6, quebrou um TABU histórico no duelo entre os dois times em solo gaúcho. Em toda história do confronto, o Tricolor da Boa Terra jamais havia vencido o Grêmio em Porto Alegre. Antes do jogo desta quarta-feira, o time baiano tinha enfrentado o adversário gaúcho 19 vezes no Sul, com 10 derrotas e 9 empates. Na entrevista coletiva, o técnico Roger Machado, ídolo gremista como jogador e também com passagem como treinador, valorizou bastante o fim do TABU e não escondeu a felicidade por colocar o nome na história do clube com a marca alcançada. Porém, frisou que treinador e jogador entra na história também colocando faixa, que é o que ele almeja lá na frente.

 

“O triunfo era importante no campeonato. Fiquei sabendo dessa marca depois do jogo. O adversário é adversário direto. Claro que a gente fica feliz por colocar o nome na história do clube com essa marca. Treinador, jogador, entra na história do clube com mais que isso, colocando faixa. Isso que que quero colocar lá na frente.”, destacou Roger Machado.

Esta foi a quarta vez que Grêmio e Bahia se encontram na temporada. No primeiro turno do Brasileirão, o Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0, com gol de pênalti marcado pelo centroavante Fernandão, no Estádio Metropolitano de Pituaçu. Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Esquadrão arrancou um bom resultado no jogo de ida empatando por 1 a 1 em Porto Alegre, com gol de Gilberto. No entanto, na partida de volta, diante de mais de 40 mil torcedores na Arena Fonte Nova, o time baiano vacilou e foi derrotado por 1 a 0 com gol de Alisson, sendo eliminado do torneio, enquanto o time gaúcho avançou às semifinais sendo despachado pelo Athletico-PR que mais tarde se tornaria o campeão desbancando na final o Internacional. No geral e ao longo de 49 encontros, são 20 vitórias do Grêmio contra 13 do Bahia, além de 16 empates.

Com o triunfo, o Esquadrão volta a vencer após três resultados negativos (duas derrotas e um empate) e volta a ficar forte na briga por uma vaga no G-6, chegando a 41 pontos e assumindo a sétima colocação, com a mesma pontuação do Grêmio que ocupa a sexta posição. O próximo compromisso do Bahia é na segunda-feira (21), às 19h30, contra o Ceará, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, já que a Arena Fonte Nova receberá um evento em homenagem à Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres. Depois disso, atua novamente em Salvador, agora na Arena Fonte Nova, contra o Internacional, adversário direto na briga por uma vaga na Libertadores.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário