Atuando no Estádio Manoel Barradas, o Esporte Clube Vitória atropelou o Paraná Clube na tarde desta quinta-feira (04), com uma goleada impiedosa por 8 a 0, em jogo valendo pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Os gols foram marcados por Thiago (três vezes), Eron (três vezes) e Júlio Cesar (duas vezes). Para garantir a classificação antecipada, o Rubro-Negro depende que dois dos três clubes abaixo na tabela (Athletico-PR, Ceará e Santos) não vençam seus jogos. Na 8ª e última rodada, o Leão enfrentará o Grêmio na rodada final, dia 11, em Eldorado do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre.
O Athletico perdeu por 3 a 0 para o Bahia esta tarde em Pituaçu, enquanto Ceará e Santos ainda entram em campo e farão jogos como visitantes: os cearenses contra Santa Cruz no sábado, em Cabo de Santo Agostinho, região urbana de Recife (PE), e paulistas hoje à noite diante do Goiás, em Goiânia (GO).
REGULAMENTO: Na primeira fase, os 16 clubes formarão dois grupos oito clubes cada, onde enfrentarão os oito clubes do grupo oposto em turno único, se classificando quatro clubes por grupo. Os quatro classificados de cada grupo formarão um novo grupo na segunda fase, se enfrentando em turno e returno dentro do próprio grupo, e os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais.
Na terceira fase, os clubes se enfrentarão em sistema eliminatório (mata-mata), se classificando o vencedor de cada grupo para final. Na quarta fase, em jogos de ida e volta entre os dois clubes e no sistema eliminatório (mata-mata) sairá o campeão.
Como dita o regulamento, só serão permitido a utilização de atletas nascidos a partir de 1996 (Categoria Sub-23), no entanto, cada clube poderá utilizar até 4 (quatro) atletas com idade superior a 23 anos na relação de atletas da partida. Além disso, só será permitida a utilização de no máximo 8 (oito) atletas nascidos a partir de 2000 na relação de atletas da partida.