O jornalista André Rizek, atualmente no Sportv de acordo o BLOG do Juca Kfouri, foi abandonado pela “Abril” em um processo em que foi condenado a pagar R$ 1,1 milhão. A ação é sobre uma reportagem de 2001 na revista Placar, quando a editora contrariou o repórter e publicou fotos de jogadores menores de idade, da base do Corinthians, que estariam supostamente envolvidos com cocaína. A matéria foi publicada com a assinatura do jornalista, que foi condenado em processo movido pela família dos garotos.
“Importante salientar que Abril é signatária de uma convenção trabalhista de 2001 segundo a qual é a empresa quem paga as ações cíveis, mesmo quando o repórter é réu solidário – caso de Rizek e de tantos outros”, destaca Juca Kfouri em seu texto.
No entanto, após diversos recursos, em que advogados da “Abril” defenderam somente a empresa, o jornalista e a editora foram condenados a pagar a indenização e as custas processuais, que chegam ao valor de R$ 1,1 milhão. A sentença foi dada dias após a empresa decretar recuperação judicial.