Copa América: Colômbia barra Lionel Messi e vence a Argentina na Fonte Nova

Lionel Messi sofreu com a boa marcação do time colombiano

A Seleção da Argentina frustrou o seu torcedor na noite deste sábado (15) pela partida de estreia da Copa América realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador, e mesmo apresentando um melhor futebol, especialmente no segundo tempo, acabou sendo derrotada pela Colômbia, por 2 a 0, com gols de Roger Martínez e Duván Zapata. Com essa vitória, os colombianos derrubam um tabu que durou 12 anos. Antes deste sábado, o último triunfo colombiano sobre os hermanos aconteceu nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 quando venceram pelo placar de 2 x 1. Foram oito confrontos seguidos sem vencer (cinco derrotas e três empates) e apenas um gol marcado. A Argentina não conquista o título da Copa América há 26 anos (desde 1993).

 

Com esse resultado, a Colômbia lidera o Grupo B com 3 pontos. No outro jogo da chave, Paraguai enfrenta o Catar neste domingo, às 16h, no Estadio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro. Na segunda rodada, a Argentina enfrenta o Paraguai, quarta-feira (19), às 21h30, no Mineirão. Já a Colômbia vai até o Morumbi encarar o Catar, no mesmo dia, às 18h30.

O primeiro tempo reservou poucas emoções na Fonte Nova. A Colômbia teve mais organização e posse de bola, porém, faltou criatividade. Com Lionel Messi bem marcado, a Argentina foi muito mal e não criou nenhuma chance de gol. No segundo tempo, o cenário mudou e os argentinos cresceram em campo, criando as melhores oportunidades e perdendo gols incríveis, um deles com Messi sozinho cabeceando para fora. Foi aí que surgiu aquela velha máxima do futebol: “Quem não faz, toma”. Quando a Argentina era melhor, a Colômbia emplacou um contra-ataque aos 25 minutos e abriu o placar com Roger Martínez. O gol foi um balde de água fria para os hermanos que não se encontraram em campo e ainda sofreram o segundo com gol de Duván Zapata aos 40 minutos, com direito a “olé”.

JOGOS NA FONTE NOVA
15/6 Argentina 0 x 1 Colômbia – 19h – Fase de grupos
18/6 Brasil x Venezuela – 21h30 – Fase de grupos
21/6 Equador x Chile – 20h – Fase de grupos
23/6 Colômbia x Paraguai – 16h – Fase de grupos
29/6 Quartas de final (1ºC x 3ºA/B) – 16h

Esta é a quinta vez que a Copa América é realizada no Brasil e todas as vezes que sediou a competição, a Seleção Brasileira levantou a taça, nos anos de 1919, 1922, 1949 e 1989. Participam desta edição: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, da América do Sul; e dois convidados da Ásia, Catar e Japão. Ao todo, são nove títulos mundiais, sendo cinco do Brasil, dois da Argentina e dois do Uruguai.

As 12 seleções foram divididas igualmente em três grupos por meio de sorteio. Os três campeões do mundo (Brasil, Argentina e Uruguai) são cabeças de chave. No Grupo A, temos Brasil, Bolívia, Venezuela e Peru, enquanto no Grupo B figuram Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar, e no Grupo C Uruguai, Equador, Japão e Chile. Todos jogam contra todos dentro do próprio grupo.Cada equipe tem garantida a disputa de três jogos. Para as quartas de final, classificam-se as duas primeiras colocadas de cada grupo, num total de seis seleções, e também as duas melhores terceiro colocadas, totalizando oito equipes.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário