Fortaleza caminha para assumir o posto de MAIOR do Nordeste!

Fortaleza já supera o Bahia na média de público

O Fortaleza passou oito anos duros e sofridos no Campeonato Brasileiro da Série C, sempre batendo na trave, ainda assim, lotando a Arena Castelão ano a ano. Finalmente em 2017, obteve o acesso. Dormiu na Série B no ano seguinte, mas acordou na Série A em 2019 em dois acessos em sequência. Este ano após vencer o estadual em cima do Ceará, hoje à noite inicia a busca pelo título inédito na sua história, da Campeão da Copa do Nordeste, diante do Botafogo da Paraíba. Muito do sucesso do tricolor do Ceará é atribuído à contratação do técnico Rogério Ceni.

 

No entanto, conquistando ou não o título da Copa do Nordeste, o clube é visto por segmentos da imprensa carioca, como o clube da nossa região o clube que mais avança. Porém, não custa lembrar que em passado não tão distante assim, América-RN, Santa Cruz e CSA, os alagoanos este ano, obtiveram três acessos em sequência, e nem por isto foram festejados com tamanha magnitude ou se estabeleceram, ainda que admita que o Fortaleza tenha maior lastro e poder de sustentação notadamente pelo tamanho e participação da sua torcida.

Nesta quinta-feira o presidente do clube Marcelo Paz concedeu entrevista ao site LANCE onde comentou o avanço do clube, além de projetar novos anos ainda melhores para o também chamado de TRICOLOR DE AÇO, porém, este sem conquistas importantes se comparado com o Esporte Clube Bahia, bicampeão brasileiro.

Antes da entrevista, o site destaca que o sucesso não é visível apenas nos estádios. No âmbito digital, o Fortaleza é quem mais cresce entre os nordestinos: lidera entre os clubes da região nordeste com 410 mil novos inscritos em 2018, fato que o colocou entre os 10 clubes que mais cresceram no Brasil. O número chega a ultrapassar a soma total de Bahia e Sport, atualmente os dois maiores clubes do nordeste em volume de inscritos nas redes.

Recentemente, o Fortaleza registrou crescimento de mais 203.413 mil inscritos apenas em 2019. Com isso, ultrapassou Coritiba e Ceará em seguidores, ganhando duas novas posições no ranking geral de equipes. No total (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), são de mais de 1,5 milhão de inscritos.  O site ainda lembra que  bom momento impulsionou a média de público desta temporada, seguindo a alta do último ano. Em 2019, o clube é o sexto time com melhor média de pagantes do futebol brasileiro, atrás apenas das quatro maiores torcidas do país (Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo) e o Internacional. Após 15 jogos disputados no Castelão, a média do Tricolor é de 22 mil torcedores por partida. No Nordeste, o único que tem conseguido rivalizar com o Leão do Pici é o Bahia, que vem logo atrás com 21 mil pagantes em média.

No entanto, o sucesso não é visível apenas nos estádios. No âmbito digital, o Fortaleza é quem mais cresce entre os nordestinos: lidera entre os clubes da região nordeste com 410 mil novos inscritos em 2018, fato que o colocou entre os 10 clubes que mais cresceram no Brasil. O número chega a ultrapassar a soma total de Bahia e Sport, atualmente os dois maiores clubes do nordeste em volume de inscritos nas redes.

Recentemente, o Fortaleza registrou crescimento de mais 203.413 mil inscritos apenas em 2019. Com isso, ultrapassou Coritiba e Ceará em seguidores, ganhando duas novas posições no ranking geral de equipes. No total (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), são de mais de 1,5 milhão de inscritos.

Confira a entrevista do presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

– Não esperava que em apenas dois anos tudo isso acontecesse, mas com o potencial que a torcida do Fortaleza tem isso era algo possível, embora muito difícil. As coisas deram certo com muito planejamento, uma equipe qualificada na diretoria – algo fundamental – e o sucesso dentro das quatro linhas – afirma o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

– Acredito que podemos mais. Temos que celebrar nossas conquistas, mas vejo de forma muito clara que ainda temos muito que fazer. Isso precisa ser feito passo a passo mantendo sempre nosso compromisso, a responsabilidade financeira, valorização do material humano e boa relação com a torcida e o futebol do clube.

– Temos nos empenhado em evoluir na operação de jogo. Criamos a ‘Fan Fest Tricolor’ com banda de música e diversas atrações. O nosso plano de sócio torcedor também evoluiu muito. Quando assumi em novembro de 2017 tínhamos 12.500 sócios e nesta semana chegamos à marca de 30 mil sócios. Em alguns jogos com apelo menor temos feito promoções e preços mais baratos, usando a nossa experiência. Em geral, temos uma relação muito transparente com a torcida – explica o mandatário do Leão do Pici.

 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário