Bahia vence o Canaã nos pênaltis e conquista seu 19º título do Baiano Sub-20

Pablo Fernandez conquistou o bicampeonato seguido

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Após vencer os primeiros 90 minutos por 1 a 0 na cidade de Irecê, o Esporte Clube Bahia entrou em campo neste sábado (25) no Estádio Metropolitano de Pituaçu dependendo apenas de um simples empate para conquistar o título do Campeonato Baiano Sub-20. No entanto, o bom time do Canaã devolveu o placar da ida e venceu por 1 a 0 o Esquadrãozinho, carregando a decisão para a disputa por pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Fabrício, do Bahia, que defendeu uma cobrança, suficiente para garantir o triunfo do tricolor por 5 a 3 nas penalidades máximas.

 

Com isso, o Bahia conquista o bicampeonato seguido sob o comando do técnico Pablo Fernandez que assumiu a equipe em fevereiro de 2018. Este foi o 19º título do Esquadrão na competição estadual de base, sendo o maior campeão do torneio. O Vitória tem 16 conquistas. Em 2018, o Tricolor venceu o Vitória na decisão também nos pênaltis.

A última vez que um clube do interior havia chegado na final do Campeonato Baiano Sub-20 foi no ano de 2010 quando o Itabuna foi derrotado pelo Bahia. Além disso, o último time do interior a levantar a taça foi e continua sendo o Atlético de Alagoinhas no distante ano de 1982. De lá até cá, apenas Bahia ou Vitória levantaram a taça do torneio estadual de juniores.

 

CAMPANHAS

O Esporte Clube Bahia terminou a primeira fase como líder do Grupo 4, com 16 pontos (5 triunfos e 1 empate), 25 gols marcados e 3 sofridos, um aproveitamento de 88%. Nas quartas de final, eliminou o Poções, vencendo os dois jogos: 4 a 2 no estádio Heraldo Curvelo e 3 a 0 no Fazendão. Na fase semifinal, o Esquadrãozinho despachou o Vitória da Conquista. Na ida, empatou por 1 a 1 no estádio Edvaldo Flores, em Conquista. Mas na volta aplicou 3 a 0 no Fazendão, garantindo a vaga na final.

O Canaã também terminou a fase de grupos como líder na sua chave. Com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, 14 gols marcados e 3 sofridos, aproveitamento de 72%. Nas quartas de final, o time de Irecê eliminou o Jacuipense nos pênaltis após um empate no agregado de 4 x 4 nos 180 minutos (3 x 1 e 3 x 1). Já na semifinal, a equipe desbancou o favorito Vitória, também nos pênaltis (5 x 4), após empate por 1 x 1 em Irecê e por 2 x 2 no Barradão.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário