Ainda buscando seu primeiro triunfo na Copa Libertadores, o Grêmio enfrenta nesta quinta-feira (04) o Universidad Católica, às 19h00 (horário de Brasília), no Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago do Chile. O time gremista tem apenas um ponto no torneio no Grupo H, porém, se vencer a equipe chilena termina a terceira rodada na vice-liderança.
O Grêmio deixou escapar o tetracampeonato da Libertadores em 2018. O time gremista avançou na fase de grupos como líder do Grupo A, com 14 pontos (4 vitórias e 2 empates). Despachou os argentinos Estudiantes nas oitavas e Atlético Tucumán nas quartas de final, e colocou um pé na final após vencer o também hermano River Plate por 1 a 0 fora de casa no jogo de ida, no entanto, na partida de volta, em Porto Alegre, tomou dois gols no segundo tempo após abrir o placar e acabou eliminado.
A Taça Libertadores da América é a principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela CONMEBOL desde 1960. O Independiente é o recordista de títulos na competição, com 7 conquistas. A Argentina é o país com o maior número de conquistas, com 25 títulos, enquanto que o Brasil é o país com a maior diversidade de times vencedores, com um total de 10 clubes diferentes que ergueram a taça, sendo eles: Vasco, Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro, Santos, Grêmio e São Paulo.