O Esporte Clube Vitória, através do atual presidente do Conselho Deliberativo, Robinson Almeida, atendeu a determinação judicial imposta pela juíza Júnia Araújo Ribeiro Dias, da 14ª Vara de Relações de Consumo, e na segunda-feira reintegrou ao quadro de Conselheiros, o ex-presidente Paulo Carneiro. Por ter ocupado o cargo máximo da instituição, Paulo Carneiro é conselheiro vitalício. O clube tinha até cinco dias para acatar a decisão.
De acordo com o site Arena Rubro-Negra, a notificação foi recebida pela Diretoria Jurídica do clube e no último dia 18 findou o prazo para que se cumprisse a determinação. Porém, havia uma decisão dentro do Conselho Deliberativo, através de um Procedimento Disciplinar (nº 03/2017), que determinava a suspensão de Paulo Carneiro do exercício de conselheiro por 180 dias, que deverão ser cumpridas a partir da sua reintegração.
O procedimento foi aberto para a Comissão de Ética do Conselho devido a uma infração do Regimento Interno. Em uma reunião do Conselho Deliberativo ainda em 2017, Paulo Carneiro teria ofendido um conselheiro e, com isso, foi aplicado a penalidade com base no art. 27 onde afirma que um dos motivos para a suspensão do cargo é “desrespeitar qualquer membro dos Conselhos Deliberativo, Diretor, Fiscal, ou, ainda, qualquer funcionário do Esporte Clube Vitória no desempenho de suas funções”.
“Há uma decisão judicial pela reintegração que eu acatei, da mesma forma há uma resolução do Conselho de suspensão do conselheiro Paulo Carneiro pelo período de seis meses, que foi aprovado lá atrás. Começaria ser executada essa punição se acontecesse essa reintegração.São decisões da Justiça e do Conselho Deliberativo que eu tenho que cumprir, não há nada pessoal.”, disse Robinson Almeida, ao site Arena Rubro-Negra.