O Esporte Clube Bahia entra em campo no domingo em situação delicada e preocupante, já que não depende das próprias pernas, ou seja, não basta apenas vencer o ameaçado Jequié, no Estádio Waldomiro Borges, mas também precisará secar os quatro primeiros colocados do Campeonato Baiano (Bahia de Feira, Vitória da Conquista, Vitória e Atlético de Alagoinhas). A situação poderia ser diferente se tivesse vencido o clássico BA-VI em que atuou uma parte do segundo tempo com um jogador a mais, porém, não conseguiu furar o bloqueio do Leão.
O Bahia está na 5ª colocação, com 12 pontos, atrás de Bahia de Feira (líder com 15), Vitória da Conquista, Vitória e Atlético de Alagoinhas, todos com 13 fechando o G-4. Só poderia superar o Tremendão em caso de derrota do time feirense, empataria na pontuação e passaria pelo critério do saldo de gols. Já os outros concorrentes, o Tricolor Baiano dependeria de um empate, é claro, vencendo seu jogo. Com um empate do Bahia, a classificação só será possível se Atlético-BA e Vitória perderem seus jogos.
Veja abaixo as chances do Bahia:
Derrota: fica fora.
Empate: classifica, desde que Atlético de Alagoinhas ou Vitória perca.
Triunfo: classifica, desde que Atlético, Vitória ou Vitória da Conquista não vença; ou que o Bahia de Feira perca.
Das equipes que estão à frente do Bahia, a que tem a vida mais difícil é o Atlético de Alagoinhas, que enfrenta o Jacuipense, sexto colocado e ainda com chances (mesmo que remotas) se conseguir uma vaga no G-4, já que o time de Riachão do Jacuípe precisaria vencer o Carcará, tirar no saldo de gols e torcer por derrota do Bahia.
Já o Vitória tem um duelo teoricamente mais fácil diante do já desmotivado Fluminense de Feira, que vem de três derrotas seguidas e não tem mais chance de classificação. Porém, o Leão chega pressionado, pois não vence há oito partidas e perdeu os dois últimos jogos que fez no Barradão.
O Vitória da Conquista, por sua vez, terá um confronto complicado. Enfrenta o Jacobina, que é o lanterna do Baianão e precisa vencer para se salvar, além de torcer por derrota do Jequié diante do Bahia. Já o Bahia de Feira, líder geral, precisa vencer a já sem pretensões Juazeirense para garantir a classificação e carimbar o primeiro lugar. Se perder ou empatar, só perderia a vaga se os quatro adversários abaixo vencessem seus jogos.
Jogos da 9ª rodada do Baianão
Todos os jogos às 16 horas
Jequié x Bahia (Waldomiro Borges)
Atlético-BA x Jacuipense (Antônio Carneiro)
Jacobina x Vitória da Conquista (José Rocha)
Vitória x Fluminense de Feira (Barradão)
Juazeirense x Bahia de Feira (Adauto Moraes)