Veja o que o Bahia precisa para se classificar na Copa do Nordeste

Esquadrão vive a mesma situação do Campeonato Baiano

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Assim como aconteceu no Campeonato Baiano, o Esporte Clube Bahia entra em campo neste sábado pela última rodada da fase de Grupos da Copa do Nordeste sem depender das próprias pernas. Desde a derrota para o Sergipe por 1 a 0 na Fonte Nova, o Esquadrão não sabe o que é perder, tampouco sofrer gol. O time Enderson Moreira emplacou 4 triunfos seguidos (Jequié, Salgueiro e Atlético-BA duas vezes), marcando 13 gols. Porém, não basta vencer o já eliminado Sampaio Corrêa no Castelão, em São Luís do Maranhão, mas também secar os concorrentes acima na tabela para que ao menos um tropece.

O Esporte Clube Bahia, que vem de um triunfo por 3 a 0 sobre o Salgueiro, ocupa o quinto lugar do Grupo B com 12 pontos. Para avançar às quartas de final, é preciso vencer e torcer por derrota ou empate do CSA, que encara o Altos em Teresina, ou do Náutico que visita o Vitória no Barradão, sendo que, o Leão ainda não venceu na competição (6 empates e 1 derrota). Por outro lado, o Timbu ainda não perdeu no torneio e acumula uma sequência de 15 jogos sem perder, a maior do futebol brasileiro.

É claro que o torcedor do Bahia espera um triunfo diante do Sampaio Corrêa, não só pela superioridade, mas também pelo fato do time maranhense não ter mais chances de classificação e provavelmente coloque em campo um time misto ou até mesmo reserva, pensando na decisão pelo Campeonato Maranhense. Porém, em caso de um empate diante do algoz tricolor na final da Copa do Nordeste de 2018, o Esquadrão também pode se classificar. Para isso, seria preciso o CSA perder para o já eliminado Altos-PI, algo pouco improvável.

Veja abaixo o que o Bahia precisa:

 

Vencer o Sampaio e o CSA perder ou empatar com o Altos em Teresina;
Vencer e torcer para Náutico perder ou empatar com o Vitória no Barradão;
Vencer e torcer para o Ceará perder para o Salgueiro em Pernambuco.
Se empatar, precisará torcer por derrota do CSA contra o Altos;

Até aqui, apenas Botafogo-PB, Fortaleza e Santa Cruz garantiram vaga antecipada para as quartas de final da Copa do Nordeste. No Grupo A, Sergipe, Vitória, Salgueiro e CRB disputam duas vagas. Altos-PI e Sampaio Corrêa não têm mais chances. Já no Grupo B, ABC, Bahia, CSA, Náutico e Ceará brigam por três vagas. Confiança e Moto Club já estão eliminados.

Lembrando que nas quartas de final, ao contrário do que vem acontecendo na primeira fase, os clubes se enfrentam no mesmo grupo. Com o primeiro colocado enfrentando o quarto. O segundo encara o terceiro em jogos únicos, com mando de campo para o time de melhor campanha, acumulando os resultados a cada fase. A semifinal o procedimento será o mesmo. Somente a final será em ida e volta, finalmente com jogos através do sistema de mata-mata envolvendo as duas chaves.

Jogos da última rodada do Nordestão
Todos no sábado (30) às 16 horas

Sampaio Corrêa x Bahia (Castelão)
Sergipe x Moto Club (Batistão)
Altos x CSA (Albertão)
CRB x Botafogo-PB (Rei Pelé)
Vitória x Náutico (Barradão)
Santa Cruz x Confiança (Arruda)
Fortaleza x ABC (Castelão)
Salgueiro x Ceará (Cornélio de Barros)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário