Situação do Bahia na Copa do Nordeste deve ser parecida com o Campeonato Baiano

Bahia e Salgueiro se enfrentam neste Domingo pela Copa do Nordeste

O Bahia não tem alternativa além de vencer para continuar na briga por uma das vagas para as quartas de final. Perdeu ou até empatou estará praticamente fora e se vencer como esperamos ainda não bate o martelo, isto obra e fruto da tragédia contra o Sergipe.
Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

A sétima rodada da Copa do Nordeste iniciada no sábado contou com cinco jogos e nenhuma surpresa e já registrou a classificação antecipada do Fortaleza que empatou com o Moto Clube e adiantou o lado. A rodada encaminhou o avanço do Ceará que impôs ao Santa Clube sua primeira derrota da competição. Confirmou os sepultamentos do Moto Clube, Confiança e Altos. Renovou as esperança do CRB que bateu o Confiança em Aracaju e complicou a vida do Esporte Clube Vitória que apenas empatou com ABC.

Neste Domingo, três jogos completam a rodada e seguramente confirmará a classificação do Botafogo-PB que enfrentará o Todo-Morto Sampaio Corrêa no Estádio Almeidão. O revigorado Sergipe após vencer Bahia na Fonte Nova joga todas as suas esperança contra o CSA no Estádio Rei Pelé em Maceió e por fim, o Bahia que encara o Salgueiro na Arena Fonte Nova. O Bahia não tem alternativa além de vencer para continuar na briga por uma das vagas para as quartas de final. Perdeu ou até empatou estará praticamente fora e se vencer como esperamos ainda não bate o martelo, isto obra e fruto da tragédia contra o Sergipe.

O Bahia tem nove pontos, dois jogos fáceis pela frente, certamente contabilizará 15 pontos e ai, classifica? Não, não classifica, vai depender de tropeços da concorrência. Quatro clubes avançam. Dois já estão com as vagas praticamente garantidas. O Botafogo da Paraíba que hoje enfrenta o Sampaio Corrêa e deve chegar aos 17 e o Ceará que já tem 15 pontos ( precisa de um ponto). Náutico com 14, ABC com 12, CSA com 10 e o Bahia com 9 brigam por duas vagas.



Vencendo hoje à tarde o Salgueiro, o tricolor de aço, soma 12 pontos e amparado pelo critério de desempate do saldo de gols, supera o ABC, no entanto, só retorna ao G4 na hipótese de um tropeço do CSA diante do Sergipe em Maceió, aliás, Sergipe e CSA são clubes de equivalência assemelhada e por isto, pode acontecer tudo, inclusive o triunfo dos sergipanos que facilitaria a vida do Bahia e complicaria complemente a vida do Vitória.

Vai lá, tudo bem, o CSA vence e com 13 pontos, formaria o quarteto dos classificados de momento junto com o Botafogo (14 com cara de 17) Ceará (15) Náutico (14) e assim, o bafafá ficaria para a última rodada e curiosamente, com algo bem parecido como aconteceu no Campeonato Baiano, com o Bahia precisando vencer o Sampaio Corrêa, porém, precisando somar a conquista dos três pontos, tropeço de UM dos três seus concorrentes. São eles.

Náutico não pode vencer o Vitória no Barradão, o Ceará precisa perder pontos contra o Salgueiro no Cornélio de Barros, e por fim, CSA não pode derrotar o Alto no Piauí.

Este cenário considera resultados óbvios como o triunfo do Bahia e Botafogo-PB, contra Salgueiro e Sampaio Corrêa, respectivamente, além de desprezar maluquices do tipo Bahia 0 x 1 Sergipe registrado no último compromisso do tricolor na Copa do Nordeste, isto apesar do raios e trovões que tem caído em Salvador.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário