Passando por um período de avaliação no Esporte Clube Vitória, já que está sem atuar desde 2017 quando defendia o Vasco da Gama, o meia Damián Escudero fez seu primeiro treino leve com bola no campo nesta segunda-feira (11), no CT Manoel Pontes Tanajura. Sob o comando de Lucas Penha, auxiliar da preparação, o jogador fez trabalhos físicos e deu toques na bola, juntamente com o meia Ruy se recuperou da lesão e logo ficará à disposição do treinador Marcelo Chamusca.
Durante esse período, Escudero está fazendo trabalhos de fortalecimento muscular e preventivos de lesões. Desde o dia 25 de fevereiro no Leão, o atleta será avaliado por 30 dias. Caso seja aprovado pela comissão técnica, ele assinará contrato de produtividade até o final do ano. Sua última partida aconteceu no dia 17 de setembro de 2017, no duelo entre o Vasco e o Corinthians.
Escudero tem 31 anos e defendeu o Vitória por três temporadas (2013, 2014 e 2015), participando da melhor campanha do Leão na Série A chegando perto da classificação para a Libertadores. No total, foram 93 jogos pelo rubro-negro e 18 gols marcados. Deixou o clube baiano no final de 2015 para jogar no Puebla do México, mas retornou ao Brasil em 2017 contratado pelo Vasco onde atuou 20 jogos anotando um gol.