Campeonato Baiano é o quarto colocado em média de público em 2019

Baianão aparece à frente do Campeonato Mineiro

Os Campeonatos Estaduais estão entrando na reta final. O Baianão e o Carioca, por exemplo, já entraram na fase das semifinais, já o Gaúcho e Paulista nas quartas de finais. As competições estaduais resistem ao tempo em nome da rivalidade local, e, sobretudo, por exercer o papel de trazer vida útil as Federações Estaduais de cada estado que apesar da pouca contribuição ao futebol, tem papel determinante para o jogo de poder nas eleições da Confederação Brasileira de Futebol.

Já por alguns anos, os principais clubes do Brasil dão pouca importância ao Campeonato que geralmente inicia o calendário esportivo nacional, inicialmente com o Atlético Paranaense que já vem utilizando jogadores da base nos estaduais de forma acertada por alguns anos. Se é sabidamente conhecido pelo prejuízo, ao menos se busca ter algum ganho técnico experimentando e testando jogadores jovens, boa parte oriundo da base.

 

Por aqui somente este ano, o Bahia caiu na real quando em poucas oportunidades se utilizou do time principal na fase de classificação do Campeonato promovido pela FBF e aí assim, está com o pé nas finais com cara e jeito que levantará mais um troféu.

Ainda assim, o Campeonato Baiano é o quarto colocado quando considerado a média de público nos estádios, perdendo apenas para os tradicionais carioca e paulista, porém, abaixo do Gaúcho.

Média de público dos estaduais

1º – Campeonato Paulista – 7.730
2º Campeonato Carioca – 6 106
3º Campeonato Gaúcho – 3.773
4º Campeonato Baiano – 3,606
5º Campeonato Mineiro – 3 515
6º Campeonato Paraense – 2.866
7º Campeonato Catarinense – 2.671
8º Campeonato Paranaense – 2. 544
9º Campeonato Cearense – 2.315
10º Campeonato Pernambucano 2.040
11º Campeonato Goiano – 1.156

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário