BA-VI: empate é “negoção” para o Vitória. Derrota pode complicar o Bahia

Bahia e Vitória se enfrentam às 16h na Fonte Nova

Felipe Oliveira/ECBAHIA - FOTO

Acontece neste domingo a penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano. Serão cinco jogos sendo que sete clubes disputam quatro vagas. Nada está definido. O Bahia de Feira que compartilha a liderança da tabela de classificação desde o início da competição com o Vitória, pode ficar fora do G4 dependendo dos resultados deste domingo. O clube enfrenta o Fluminense no Joia da Princesa.

Um triunfo o Bahia de Feira garante matematicamente a presença do tremendão da segunda fase do Campeonato da Federação Bahiana de Futebol e como consequência, abre um janelão de possibilidade para obter uma das vagas para a Copa do Brasil em 2020. No entanto, uma derrota vai complicar e pode entrar água nas pretensões do Campeão Baiano de 2011. É bom lembrar que após vencer o Bahia por 2 x 0 em plena Arena Fonte Nova, o Bahia de Feira não venceu mais nenhuma outra partida. No período, foram três empates e uma derrota.



Ao Fluminense depois de sofrer duas derrotas em sequência, não lhe resta alternativa além de vencer e ir para o tudo ou nada contra o Vitória na última rodada no Barradão. Derrota praticamente elimina o Touro do Sertão, justamente como acontece no ano passado nesta mesma altura da competição.

O Esporte Clube Vitória apesar da péssima fase que atravessa dentro e fora do campo, entra no BA-VI com boas possibilidades não apenas classificação pura e simples, como também como o primeiro lugar no geral, para isto basta vencer o tricolor de aço mesmo entrando em campo completamente desacreditado pelo time despachadamente de baixa qualidade montado para a temporada.

O empate também pode ser um “negocão” para o Leão, notadamente no cenário de uma derrota do Bahia de Feira. Por outro lado, este cenário que a princípio me parece improvável complica complemente a situação do Esporte Clube Bahia que pode até ser removido do G4 faltando restando apenas uma rodada nas hipóteses de triunfos do Fluminense, Atlético de Alagoinha que encara o Jacobina e pelo vencedor (se houver) do duelo entre Vitória da Conquista e Juazeirense que se batem no Estádio Lomanto Júnior. Essa mesma matemática de resultados, também se aplica ao Esporte Clube Vitória em caso de derrota para Bahia

Derrotando o Vitória, o Tricolor de aço encaminha a classificação em 1º lugar com um triunfo ou um simples empate contra o Jequié no Estádio Valdomiro Borges no próximo domingo, que significará atuar na Fonte Novas na semifinal e final da competição, porém, não lhe garante qualquer outra vantagem.

Jogos 8ª rodada do Campeonato Baiano
Todos os jogos acontecem às 16h

Bahia x Vitória
Fluminense de Feira x Bahia de Feira
Jacobina x Atlético de Alagoinhas
Vitória da Conquista x Juazeirense
Jacuipense x Jequié

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário