O Atlético de Alagoinha brilhou no Campeonato Baiano. O clube recém promovido começou a competição com uma seqüência de quatro empates, no entanto, justamente na reta final quando o quadro começou a ser definido e a onça solicitou água mineral para beber, o Carcará, reagiu se invocou e emplacou uma seqüência de três triunfos consecutivos, sendo um deles, derrotando o sempre favorito Vitória, dentro do seu santuário pelo placar de 2 x 1 e arrancou para a classificação exatamente a partir deste jogo.
Na seqüência, aplicou 2 x 0 Jacobina e na mesma data, beneficiado pelo empate em 1 x 1 entre Bahia e Vitória, acessou o G4 e na tarde deste Domingo venceu a Jacuipense pelo placar de 3 x 2, em jogo realizado no Estádio Antonio Carneiro. Com o resultado, o Atlético de Alagoinhas somou 16 pontos para sacramentar a classificação para as semifinais da competição em 2ª lugar de forma surpreendente e completamente inesperada já que não figurou entre os primeiros em quase todo o Campeonato. O time de Alagoinhas enfrentará o Vitória da Conquista que também ganhou fôlego na metade da fase de classificação.
A primeira fase foi disputada pelos dez clubes em turno único. 9 jogos para cada um. Bahia, Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas e Vitória da Conquista avançaram para as semifinais. Jequié que foi goleado pelo Bahia e não teve o alvará de funcionamento para o exercício 2020 renovado. Está rebaixado.
Agora, o primeiro colocado encara o quarto, enquanto o segundo e terceiro se enfrentarão. Os dois confrontos serão no sistema de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será do time de melhor campanha. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis. A final também será decidida em jogos de ida e volta, seguindo os mesmos critérios.
As semifinais serão disputadas em jogo de ida e volta, com o primeiro jogo no dia 20 de março e a partida de volta no dia 03 de março. Já os confrontos das finais acontecem nos dias 14 e 21 de abril.
O campeão baiano garante uma das vagas na Copa do Nordeste 2020. A segunda vaga será do clube melhor classificação no ranking nacional de clubes da CBF divulgado pela entidade nacional no final da temporada 2019. A terceira vaga, para a pré Copa do Nordeste será do será do segundo clube melhor colocado no ranking nacional. Os três primeiros colocados do Baianão levarão as vagas na Copa do Brasil de 2020