O Esporte Clube Bahia estreia na Copa do Brasil 2019 nesta quarta-feira (13), diante do Rio Branco, na Arena da Floresta, no Acre, duelo marcado para iniciar às 22h30 no horário de Salvador. Por ser melhor ranqueado na CBF, o Esquadrão joga pelo empate para avançar de fase. Obtendo êxito, o Tricolor Baiano enfrenta o Santa Cruz de Natal que despachou o Tupi-MG vencendo por 1 a 0, na última quarta-feira (6), na Arena das Dunas.
Para o jogo, o Esquadrão terá força máxima depois de poupar seus titulares diante do Jacobina no último domingo pelo Campeonato Baiano. Como o técnico Enderson Moreira não revelou, a escalação ainda é um mistério. A tendência é que o time seja o mesmo que vem atuando nas partidas anteriores em que utilizou o time principal. No ataque, porém, Élber e Shaylon (titulares contra o Jacobina) disputam posição. O jogador vindo do São Paulo marcou dois gols no domingo. Os volantes Yuri e Elton seguem como desfalques, mesma situação de Fernandão.
O Esquadrão deve jogar com: Douglas, Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Flávio; Artur, Guilherme e Élber (shaylon); Gilberto.
Já o Rio Branco, comandado por João Mota, deve atuar com Juninho; Wesley, Gilson, Manolo e Ítalo; Bahia, Everton Bocca, Doka Madureira e Kanu; Chay e Laécio.
Na Copa do Brasil, o valor das cotas é dividido em três grupos e baseado nas posições dos times no ranking da CBF. O Grupo 1 reúne os 15 primeiros colocados da lista, enquanto o 2 é formado pelos clubes que disputam a Série A deste ano, excluídos os que já pertencem ao primeiro grupo. Já o 3 é composto por todos os demais participantes do torneio.
O Bahia aparece na 15ª colocação do grupo 1 e com isso receberá R$ 1.050 milhão para disputar a primeira fase. Já o Vitória, que foi rebaixado, embolsará R$ 525 mil. A Juazeirense, que foi o terceiro baiano a participar desta edição do torneio, recebeu o mesmo valor enfrentar o Vasco da Gama, porém, o Cancão de Fogo já deu adeus ao torneio após empatar om o Cruz-Maltino em 2 a 2, na última quarta (6).