No penúltimo jogo da terceira rodada do Campeonato Baiano iniciada no domingo passado com o empate de 1 x 1 entre Jequié 1 x 1 Juazeirense, o Esporte Clube Vitória utilizando-se de um time reserva, enfrentou hoje à noite no Estádio do Barradão o Jacuipense, no entanto, apesar do natural favoritismo, não passou de um simples empate em 1 x 1, ainda assim, contando com a colaboração determinante do árbitro feirense Reinado Silva de Santana, que anotou penalidade inexistente favorável ao Vitória que Nickson bateu e converteu empatando o jogo para o Leão, fazendo seu terceiro gol no ano todos batendo penalidades.
Antes disso, o Jacuipense que fez um bom primeiro tempo havia aberto placar com Marcelo Nicácio escorando de cabeça cruzamento perfeito de Paulinho aos 5 minutos do primeiro tempo de um jogo que não foi prestigiado pelo torcedor do Leão. Apenas 2.976 torcedores estiveram no Barradão.
Com o resultado, o Esporte Clube Vitória perde os 100%, no entanto, diante dos resultados anteriores da rodada o Leão confirma a sua posição de vice-líder da competição agora com sete pontos. Já a Jacuipense ao marcar seu primeiro ponto na competição deixa a lanterna e passa a ocupa na 9ª posição. A terceira rodada do Campeonato Baiano só será encerrada no próximo Domingo quando em jogo isolado o Vitória da Conquista enfrenta o Atlético de Alagoinhas às 16.
Agora o Vitória dá uma pausa no Campeonato promovido pela Federação Baiana de Futebol para se dedicar única exclusivamente para o duelo do próximo Domingo, agora pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, quando enfrenta o Esporte Clube Bahia às 16h na Arena Fonte Nova. Pelo Campeonato Baiano o próximo compromisso do leão, acontece na quarta-feira 6/2 quando retorna ao Barradão para enfrentar o Jequié em jogo da quarta rodada da competição ás 20h30. Já o Jacuipense em casa, encara o ECPP no mesmo dia e horário.
Jogos da 3ª rodada do Campeonato Baiano
Domingo (27/01)
16h00 – Jequié 1 x 1 Juazeirense
Quarta-feira (30/01)
20h30 – Bahia 0 x 2 Bahia de Feira
20h30 – Fluminense de Feira 1 x 1 Jacobina
Quinta-feira (31/01)
20h30 – Vitória 1 x 1 Jacuipense
Domingo (03/02)
16h00 – Vitória da Conquista x Atlético de Alagoinhas
Regulamento:
A primeira fase será disputada pelos dez clubes em turno único com 9 jogos para cada participante. Os quatro primeiros passarão para as semifinais. Nesta fase, o primeiro colocado encara o quarto, enquanto o segundo e terceiro se enfrentarão. Os dois confrontos serão no sistema de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será do time de melhor campanha. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis. A final também será decidida em jogos de ida e volta, seguindo os mesmos critérios.
O campeão baiano garante uma das vagas na Copa do Nordeste 2020. A segunda vaga será do clube melhor classificação no ranking nacional de clubes da CBF divulgado pela entidade nacional no final da temporada 2019. A terceira vaga, para a pré Copa do Nordeste será do será do segundo clube melhor colocado no ranking nacional. Os três primeiros colocados do Baianão levarão as vagas na Copa do Brasil de 2020.