Cearenses brilham e Bahia decepciona na 1ª rodada da Copa do Nordeste

Vitória mesmo com o Sub-23 empatou fora com o CSA

Finalizada a 1ª rodada da Copa do Nordeste na sua edição 2019. Foram oito jogos, 19 gols marcados em uma média de 2,3 gols por partida. Dos clubes inseridos na primeira divisão do Futebol Brasileiro, Bahia, Ceará, CSA e Fortaleza, apenas os cearenses venceram os adversários que estão na Série C (Náutico e Sampaio Corrêa). Júnior Santos do Fortaleza e Ricardo Bueno do Ceará foram os artilheiros da rodada, cada um marcando dois gols. Dos clubes que atuaram como visitante, apenas o Fortaleza conquistou os três pontos. O melhor público da rodada foi registrado no empate em 1 x 1 entre Bahia e CRB com 19.480 torcedores na Arena Fonte Nova.

Destaque da primeira rodada vai para os times do Ceará que venceram seus adversários com tranquilidade, sendo que o Fortaleza, atuando mesmo fora de casa, ainda assim consumiu baixíssimo nível de calorias para derrotar o Náutico por 3 x 1 na reinauguração do Estádio dos Aflitos. Outro ponto que vale ressaltar foi o desempenho satisfatório do Esporte Clube Vitória que optou por um time completamente RESERVA, chamado de SUB-23, para encarar o CSA, no Estádio Rei Pelé, cheio de referência e considerações positivas, e arrancou um empate por 1 a 1 após dominar por todos os 90 minutos a partida. O gol do Leão foi de Nickson.

Destaque negativo fica para o Esporte Clube Bahia, apontado como o grande favorito ao título e dos últimos QUATRO anos chegou na final TRÊS vezes (sendo campeão em 2017 e perdendo as outras duas), porém, assim como aconteceu em 2018, o Esquadrão começou a competição tropeçando e não passou de um empate insosso contra o sempre modesto CRB, ainda assim saindo atrás do placar, registrando o primeiro pé atrás da temporada, aliás, como já havia acontecido no ano passado quando estreou perdendo também na Fonte Nova para o Botafogo da Paraíba pelo placar de 1 x 0. Destaque positivo do Tricolor para o atacante Gilberto que inicia o ano balançando a rede.

Falando no Bahia, dos seis reforços já regularizados, cinco deles já estrearam, dois iniciando como titular (Artur e Guilherme) e três entrando no decorrer do segundo tempo (Iago, Rogério e Shaylon). O único que não estreou foi o lateral-direito Matheus Silva. Lembrando que o Esquadrão anunciou também o zagueiro Ernando que ainda será regularizado e está prestes a oficializar o lateral-esquerdo Moisés. Fernandão segue sendo um sonho, ainda distante.

Resultados da 1ª rodada

Terça-feira
CSA 1 x 1 Vitória
Botafogo-PB 0 x 0 Santa Cruz
Náutico 1 x 3 Fortaleza

Quarta-feira
ABC 2 x 1 Sergipe
Bahia 1 x 1 CRB
Moto Club 1 x 1 Alto

Quinta-feira
Confiança 0 x 1 Salgueiro
Ceará  5 x 0 Sampaio Corrêa

A segunda rodada da Copa do Nordeste será iniciada neste sábado com um jogo isolado entre Vitória (novamente com o time Sub-23) enfrentando o Moto Club, às 16h, no estádio do Barradão. O Bahia só entra em campo no sábado a oito (dia 26) para encarar o Santa Cruz, às 16h, no estádio do Arruda.

Veja todos os jogos da 2ª rodada:



Sábado (19/01)
Vitória x Moto Club

Terça-feira (22/01)
Sergipe x Náutico

Sábado (26/01)
Santa Cruz x Bahia
Sampaio Corrêa x Cofiança
CRB x Ceará

Domingo (27/01)
Fortaleza x CSA
Altos x ABC
Salgueiro x Botafogo-PB

Este ano, a Copa do Nordeste terá dois grupos com oito times cada, onde as equipes do Grupo A irão enfrentar as do Grupo B em turno único. Os quatro primeiros times de cada grupo irão se classificar para a fase seguinte do torneio. Grupo A é composto por Vitória, CRB, Sergipe, Santa Cruz, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Salgueiro e Altos. Grupo B tem Bahia, Náutico, Moto Club, Ceará, ABC, CSA, Botafogo-PB e Confiança.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário