Ameaçando o favoritismo do Bahia, Fortaleza reestreia na Copa do Nordeste

Bahia, Ceará e Fortaleza aparecem como candidatos ao título

A temporada 2019 do Futebol Brasileiro começa na próxima terça-feira (15) com a realização de três jogos pela primeira rodada da Copa do Nordeste, que este ano terá modificação no regulamento, além da entrada do Canal Fox Sports sendo a responsável pela transmissão de um jogo por jogo. Nesta próxima rodada, o jogo escolhido foi o duelo entre o Náutico e Fortaleza que se encaram nos Estádio do Aflitos, às 21h30, que reabre oficialmente após passar por longos anos em reforma. O jogo será exibido pelo SBT para Pernambuco e Fortaleza.

Este ano, a Copa do Nordeste terá dois grupos com oito times cada, onde as equipes do Grupo A irão enfrentar as do Grupo B em turno único. Os quatro primeiros times de cada grupo irão se classificar para a fase seguinte do torneio.

Grupo A é composto por Vitória, CRB, Sergipe, Santa Cruz, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Salgueiro e Altos.

Grupo B tem Bahia, Náutico, Moto Club, Ceará, ABC, CSA, Botafogo-PB e Confiança.

O Náutico ainda com certa tradição da região jamais conquistou o título do torneio. Seus melhores desempenhos aconteceram nos anos 2001 e 2002, quando terminou ambas as edições em terceiro lugar. No entanto, considerando a nova fase da Copa do Nordeste quando passou a ser promovido pela CBF, o Náutico jamais passou da primeira fase e este ano aparece com poucas chances de título.

O Fortaleza, ao contrário do time pernambucano, vive um grande momento. Recém-promovido para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro da Série A, o time comandado pelo técnico Rogério Ceni pode ser considerado como um dos poucos fortes concorrentes para o natural favoritismo do Esporte Clube Bahia que indiscutivelmente é a equipe de maior estrutura do Nordeste e por isto tem grandes possibilidades de conquistar seu quarto  título, aliás, escapou por pouco no ano passado, quando numa vacilada imperdoável não venceu o Sampaio Corrêa dentro da Fonte Nova diante da maior e melhor torcida do Nordeste.



O Fortaleza tem 10 participações no torneio regional e se revelou nos seus melhores momentos nos anos de 2001 e 2013 quando foi despachado nas semifinais pelo Bahia e Campinense que mais tarde foram os campeões da competição. No entanto, ainda que não sirva de referência importante, o Fortaleza se tornou campeão invicto da Copa do Nordeste Sub-20 no último mês de dezembro justamente superando no estádio Batistão, em Aracaju o Esporte Clube Bahia após empatar em 2 x 2 no tempo regulamentar e vencendo nos pênaltis.

A provável escalação do Fortaleza para deve ser: Marcelo Boeck; Tinga, Roger Carvalho, Patrick, Bruno Melo (Carlinhos); Felipe, Paulo Roberto e Marlon; Edinho, Pedro Júnior e Éderson.

Jogos da 1ª rodada

Terça-feira
CSA x Vitória
Botafogo-PB x Santa Cruz
Náutico x Fortaleza

Quarta-feira
ABC x Sergipe
Bahia x CRB
Moto Clube x Alto

Quinta-feira
Confiança x Salgueiro
Ceará x Sampaio Corrêa

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário