Bellintani parabeniza divisão de base do Bahia pelas conquistas em 2018

Bahia fez um resumo da temporada 2018 para a base

Foto: EC Bahia

Através do seu site oficial, o Esporte Clube Bahia fez um resumo do que foi a temporada de 2018 para a divisão de base. As recém criadas equipes de Futsal Sub-11 e Sub-13 venceram os Campeonatos Baianos de suas respectivas categorias. A equipe Sub-14 venceu a Copa Furacão e a Copa Baiana Dente de Leite; A equipe Sub-15 venceu o Campeonato Baiano, a Copa Metropolitana e a Copa Níquel; E equipe Sub-20 venceu o Campeonato Baiano.

Com essas campanhas a base tricolor assumiu o protagonismo regional conquistando 4 dos 5 campeonatos baianos disputados: Sub-11 e Sub-13 (Futsal) e Sub-15 e Sub-20 (Futebol); e outros 4 torneios regionais: Copa Furacão (Sub-14) e Copa Dente de Leite (Sub-14), Copa Metropolitana (Sub-15) e Copa Níquel (Sub-16).

Além dos 8 títulos as equipes tricolores chegaram a mais 4 finais: Copa Brasileirinho Mirim (Sub-14); Copa Furacão (Sub-16), Campeonato Baiano (Sub-17) e Copa Nordeste (Sub-20).

Para alcançar esse sucesso dentro de campo o clube precisou se organizar fora dele. A instituição contratou profissionais, desenvolveu e conduziu processos além de investir em ferramentas que foram importantes para a planejamento e para a condução dos trabalhos realizados.

Parcerias foram estabelecidas. 2 Núcleos de Formação Esportiva (um núcleo de Futsal e um de Futebol Society) foram lançados. A rede de Escola “Talentos de Aço” ganhou o reforço da “Fity Assessoria Esportiva” e se modernizou. As escolas e projetos sociais de futebol de Salvador e região foram convidados a conhecer o “Plano de Bonificação” do clube e a participar dos Festivais realizados no Fazendão. Dois Festivais foram realizados (outubro e dezembro) e mais de 30 escolas foram monitoradas.

O clube também investiu na formação humana dos atletas iniciando parte de um ambicioso projeto com a participação de diferentes departamentos (Médico, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Social). O projeto, que se consolida em 2019, pretende formar seus atletas levando em consideração 4 diferentes eixos (Educação Formal e Formação Técnica; Cidadania e Consciência; Cultura e Artes; Corpo e Mente).



Juntos, todos esses processos contribuíram para que o clube alcançasse, em 2018, o maior número de convocações para as seleções brasileiras de base na sua história. Foram 11 no total. 2 treinadores, 1 analista de desempenho e 5 atletas foram convocados. Fernando Oliveira, técnico da equipe Sub-14, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15. Rafael Alan, técnico da equipe Sub-15, foi convocado para a Seleção Sub-16. Uendel Macedo, analista da equipe Sub-20, foi convocado para a Seleção Sub-20. O zagueiro Kauã foi convocado para a Seleção Sub-14 (3 vezes). O meia Allyson para a Seleção Sub-15. O lateral direito Douglas Torres para a Seleção Sub-16 (também 2 vezes). Enquanto que o meia Ramires e o atacante Junior Brumado foram convocados para a Seleção Sub-20 (cada um, uma vez).

Em 2018 também foi ano de renovar, junto à CBF, o Certificado de Clube Formador. Com isso o tricolor se manteve no hall dos clubes brasileiros que atendem os critérios exigidos pela entidade e que, além de serem reconhecidos como clubes formadores, contam com uma série de proteções legais.

Mas, apesar do sucesso em algumas áreas, o Esporte Clube Bahia entende que ainda há muito para evoluir. Diante deste cenário, novas metas foram traçadas e novas ações estão sendo elaboradas. O objetivo é que a base tricolor se torne, em curto espaço de tempo, uma das melhores e mais organizadas bases da região nordeste e do país.

Através do Twitter, o presidente Guilherme Bellintani parabenizou Marcos Vilhena (gerente da base) e toda equipe da divisão de base do Bahia pela temporada de 2018.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário