Bahia é o 3º que mais sofreu com lesões em 2018, aponta levantamento

Tiago foi quem mais visitou os médicos do clube

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Em matéria publicada nesta quarta-feira pelo site Globoesporte, o Esporte Clube Bahia aparece como a terceira equipe com maior frequência de jogadores no departamento médico na temporada 2018, entre os 20 times da Série A. Apesar das lesões mais sérias terem diminuído em 14%, cresceu 166% o número de afastamentos por problemas musculares na coxa.

Ainda de acordo com o levantamento, o capitão Tiago foi quem mais visitou os médicos do clube. Em cinco ocasiões diferentes, precisou passar por tratamento entre os meses de março e outubro. No total, ficou afastado de 14 partidas por estar vetado para atividades físicas. Em quatro dessas vezes, seu problema foi um músculo da coxa. Na outra, sofreu com dores na panturrilha.

O meia-atacante Élber (afastado quatro vezes), o goleiro Douglas Friedrich (três), o volante Elton (três), o zagueiro Lucas Fonseca (três) e o lateral-direito Nino Paraíba (três) foram outros atletas que mais precisaram deixar de disputar jogos para passar por tratamento. Mas ninguém ficou de fora de tantos jogos quanto Marco Antônio, que devido a uma entorse no tornozelo esquerdo e a dores no pé não esteve disponível em 21 jogos.



As informações foram levantadas pelos setoristas do Globoesporte com base nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2018. O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2018 até a data da publicação desta matéria: 19 de dezembro de 2018. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento.

Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos. Todos os clubes receberam o contato da reportagem para checagem da lista de jogadores no DM na temporada.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário