32ª rodada: Risco de rebaixamento do Bahia diminui e do Vitória aumenta

Leão ainda pode voltar ao Z4 em caso de triunfo do Sport

Um jogo isolado e de enorme interesse da dupla BA-VI, ainda mais para o Vitória que se encontra em situação delicada, encerra a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (05). Sport-PE e Ceará se enfrentam às 20h (de Brasília) na Ilha do Retiro, confronto direto e que pode mudar a parte de baixo da tabela onde os clubes lutam contra o rebaixamento. Se o Sport vencer, o Paraná será rebaixado. No entanto, mesmo sem a finalização da rodada, o site INFOBOLA, do matemático Tristão Garcia, atualizou a tabela com o risco de rebaixamento após as partidas de sábado e deste domingo.

O Esporte Clube Bahia, na rodada passada, tinha 7% de chances de rebaixamento e com o triunfo sobre a Chapecoense neste domingo, por 1 x 0, na Arena Fonte Nova, diminui essa possibilidade para 3%, chegando à 11ª posição com 40 pontos, perto da pontuação em que os matemáticos apontam como ideal para se salvar. Lembrando que faltam 6 rodadas para o término da Série A e o Esquadrão enfrenta ainda Vitória (fora), Ceará (casa), Atlético-MG (fora), Fluminense (casa), América-MG (fora) e Cruzeiro (casa).

Já o Esporte Clube Vitória não teve um domingo tão bom e ficou apenas no empate por 1 a 1 com o quase rebaixado Paraná, na Vila Capanema. O resultado tirou o Leão do Z-4, é verdade, no entanto, segundo os matemáticos, o risco de rebaixamento aumentou em 1% mesmo o time baiano ocupando a 16ª colocação com 34 pontos, afinal, o Sport-PE ainda entra em campo e pode jogar o Vitória novamente no Z-4. O time pernambucano, atual vice-lanterna, aparece com 49%, seguido por Chapecoense (65%) e América-MG (69%), além do Paraná com quase 100%.

Já na parte de cima da tabela, o Palmeiras ao vencer o Santos chegou aos 66 pontos, abrindo 5 pontos para o Internacional, novo vice-líder. O Verdão tem 88% de probabilidade de levantar a taça, seguido por Inter com 6%, enquanto o Flamengo que apenas empatou com o São Paulo tem 5% e o tricolor do Morumbi, apenas 1%. Lembrando que o estudo tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes no Campeonato Brasileiro, bem como a dificuldade dos confrontos em função dos adversários.

Veja as chances de rebaixamento e título abaixo:



Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário