Palmeiras goleia o Vitória e encaminha título inédito do Brasileiro Sub-20

Jogo contou com muita confusão no final e invasão de campo

Foto: Maurícia da Mata/EC Vitória/Divulgação

Esta quinta-feira (18/10/2018) definitivamente não era o dia do Esporte Clube Vitória. Pela tarde, o time de Aspirantes do Leão – classificado antecipadamente – foi derrotado por 1 x 0 pelo São Paulo atuando em Cotia (SP), porém, ficou com o segundo lugar do Grupo C e avançou às semifinais. Em seguida foi a vez da equipe Sub-17 perder para o Vasco da Gama por 3 x 1, em pleno Estádio do Barradão, em jogo pela segunda fase da Copa do Brasil da categoria, e agora precisará vencer por três gols de diferença no Rio de Janeiro.

Para completar a noite tenebrosa do Rubro-Negro Baiano, o time Sub-20 entrou em campo pelo jogo mais importante do dia, pelos primeiros 90 dos 180 minutos que decidirão o campeão do Campeonato Brasileiro SUB-20. Mesmo apoiado por 5 mil torcedores no estádio do Barradão e jogando o segundo tempo com um jogador a mais, o Vitória acabou sendo goleado por 4 x 1 para o Palmeiras – que já havia vencido o Leão na primeira fase outras duas vezes por 2 x 0 em São Paulo e por 3 x 1 no Manoel Barradas.

O Palmeiras não perdoou os vacilos do Vitória e foi para o intervalo com uma ótima vantagem, com gols de Luan Cândido aos 19 e Papagaio aos 42 minutos do primeiro tempo. Com a desvantagem, o Leão se lançou ao ataque e aos 6 minutos do segundo tempo sofreu o terceiro novamente com Papagaio. Aos 19, o rubro-negro conseguiu descontar com Caíque convertendo pênalti em que o zagueiro Gabriel foi expulso. Mesmo com um jogador a mais, o Vitória não conseguiu diminuir a desvantagem e pior, sofreu o quarto já nos instantes finais com Aníbal de cobertura.

Após o quarto gol do Palmeiras, a confusão tomou conta da partida por conta de provocação dos palmeirenses com a torcida, com direito a briga entre jogadores e até invasão de torcedores no gramado encerrando o jogo antes mesmo do apito final do árbitro. A grande finalíssima acontece na próxima quinta-feira, agora na Arena de propriedade do Palmeiras em São Paulo às 19h15. Lembrando que o campeão do Brasileiro SUB-20 enfrenta o campeão da Copa do Brasil Sub-20 e o vencedor deste encontro disputará a Copa Libertadores em 2019.



Para chegar ate à final, o Vitória ganhou sete dos 12 jogos que disputou, com um empate e quatro derrotas. Sendo duas delas justamente contra o Palmeiras. Marcou 21 gols e sofreu 14. Os artilheiros são Eron e Rafael, cada um com quatro gols. Destaque para a goleada avassaladora em cima do Flamengo quando venceu pelo placar incomum de 6 x 1.

Já o Palmeiras, chegou à decisão com a melhor campanha do torneio. São sete vitórias, quatro empates e uma derrota no total, além do melhor ataque, com 27 gols marcados, e a defesa menos vazada, com 12 gols sofridos. O artilheiro e o vice-artilheiro do Brasileiro Sub-20 ainda são atacantes palmeirenses: Papagaio, com nove gols, e Yan, com sete.

Disputado desde 2015 no formato atual, o Brasileiro Sub-20 é um dos principais torneios da categoria e tem a participação dos 20 primeiros clubes no ranking da CBF. O campeão da competição enfrentará o São Paulo, campeão da Copa do Brasil Sub-20, na Supercopa do Brasil Sub-20 e o vencedor fica com a vaga do Brasil na Libertadores Sub-20 de 2019.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário