No primeiro semestre de 2018, o atacante Neílton era o principal jogador do Vitória e as vezes até carregava o time nas costas, no entanto, no segundo semestre o jogador mudou completamente e não é, nem de longe nem de perto, aquele jogador decisivo, seja marcando gols ou dando assistências. Mesmo com a queda de rendimento, o camisa 10 tem na temporada 19 gols na conta em 48 jogos, a maioria deles marcados nos primeiros meses do ano. Na Série A, tem 5 em 24 jogos.
Em baixa e criticado pela torcida, Neílton deve sentar no banco de reservas no jogo do Vitória contra a Chapecoense, domingo, às 11 horas, na Arena Condá. O técnico Paulo César Carpegiani testou o time titular que usará diante da Chape durante a semana e em todas as vezes deixou o camisa 10 na equipe de suplentes. O ataque foi armado com Lucas Fernandes, Erick e Walter Bou. Léo Ceará também perdeu posição.
No 4-3-3, Carpegiani montou o time principal com Ronaldo; Jeferson, Aderllan, Ramon e Fabiano; Willian Farias, Léo Gomes e Rodrigo Andrade; Lucas Fernandes, Erick e Walter Bou.
A equipe reserva, por sua vez, foi formada com Elias; Lucas, Ruan Renato, Bruno Bispo e Benítez; Arouca, Meli e Yago; Wallyson, Neilton e André Lima.
Na reta final Carpegiani realizou algumas mudanças no time titular: Lucas, Benítez, Arouca, Wallyson, Yago, Neílton e Léo Ceará entraram no lugar de Jeferson, Fabiano, Willian Farias, Léo Gomes, Lucas Fernandes, Erick e Walter Bou, respectivamente. Ramon, Aderllan e Rodrigo Andrade seguiram entre os principais.
Vitória pronto e relacionado para o jogo contra a Chapecoense