Bahia enfrenta o Palmeiras na busca pela classificação inédita na Copa do Brasil

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

É HOJE o grande dia! Na noite desta quinta-feira, o Esporte Clube Bahia fará um dos jogos mais importantes e de maior apelo na temporada 2018, quando tentará diante do Palmeiras, em jogo agendado para 19h15 no Pacaembu, em São Paulo, conquistar uma classificação inédita para as semifinais da Copa do Brasil. Para fazer história, precisará vencer o Verdão, por qualquer placar, já que nos primeiros 90 minutos, ficou no empate sem gols na Arena Fonte Nova. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Nas 27 participações do tricolor na competição, nunca conseguiu avançar além das quartas de final. O Bahia chegou perto das semifinais outras cinco vezes na Copa do Brasil e em três delas foi eliminado pelos clubes que acabaram conquistando o título, casos de Grêmio (1989), Flamengo (1990) e Juventude (1999).

A última vez que o Tricolor parou nas quartas de final foi em 2012, sendo desclassificado pelo Grêmio. Porém, naquele ano, o campeão não foi o time gaúcho e sim o Palmeiras na época também comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari e vencendo na final o Coritiba.

Confira abaixo as melhores campanhas do Bahia no torneio nacional:



1989: Logo na primeira edição da Copa do Brasil, o Bahia mostrou força e ficou entre os oito melhores times da competição. O Tricolor passou por Confiança e Cruzeiro até esbarrar no Grêmio. Foram duas derrotas para a equipe gaúcha, Uma por 2 a 0 e outra por 1 a 0.

1990: No ano seguinte, o Bahia mais uma vez avançou às oitavas de final da Copa do Brasil. No caminho, o time baiano eliminou Sergipe e Botafogo. A desclassificação ocorreu diante do Flamengo, com um empate em 1 a 1 na partida de ida e derrota por 1 a 0 na volta.

1999: O Bahia demorou para ter outra boa campanha na Copa do Brasil. Em 1999, o Tricolor conseguiu vaga nas quartas de final após ter como adversários Botafogo-SP, Atlético-MG e Coritiba. O adversário que encerou a passagem baiana na competição foi o Juventude. Os dois jogos terminaram empatados em 1 a 1, e o time gaúcho conquistou a classificação nos pênaltis. Emerson, que viria a defender o Tricolor nos anos seguintes, foi o destaque alviverde na partida.

2002: Arquivo GE: Bahia vence o Atlético-MG, mas é eliminado em 2002
Em 2002, o Bahia eliminou Corintians de Caicó, América-RN e Portuguesa. O Atlético-MG foi o adversário das quartas de final e venceu o primeiro jogo, realizado em Minas, por 2 a 1. Na volta, o Tricolor venceu 4 a 3, mas deixou a competição pelo critério de gols marcados fora de casa.

2012: A última vez que o Bahia foi longe na Copa do Brasil foi em 2012. Para chegar nas quartas de final, o time baiano passou por Auto Esporte, Remo e Portuguesa. A caminhada tricolor foi interrompida pelo Grêmio, que venceu os jogos de ida e volta.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário