Bahia x Sampaio Corrêa: Definidas as datas das finais da Copa do Nordeste

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na tarde desta sexta-feira (30) as datas das finais da Copa do Nordeste edição 2018, que serão disputadas por Bahia e Sampaio Corrêa. O primeiro jogo acontece no estádio Castelão, em São Luís do Maranhão, na próxima quarta-feira (04), às 21h45. A segunda, decisiva e derradeira partida será realizada na Arena Fonte Nova, no dia 7 de julho, um sábado, às 17h30.

Atual campeão, o Esquadrão busca o bicampeonato e o quarto título da ‘Lampions League’ (Venceu em 2001, 2002 e 2017). Já a Bolívia Querida chega na final inédita e tenta seu primeiro título.

Veja abaixo as campanhas dos clubes nas fases anteriores:



O Bahia iniciou o torneio com o pé esquerdo, perdendo para o Botafogo-PB em plena Fonte Nova (0x1), mas se recuperou à tempo e encerrou a primeira fase na liderança com 12 pontos, e um aproveitamento de 66,7% (4 triunfos e 2 derrotas, 11 gols marcados e 5 sofridos). Nas quartas, voltou a se encontrar com o Botafogo-PB. Venceu por 2 a 1 no Almeidão e empatou sem gols em Pituaçu. Da mesma forma despachou o Ceará, vencendo fora e empatando em casa, chegando assim na segunda final consecutiva de Copa do Nordeste, a terceira final nos últimos 4 anos.

Na atual temporada, o Esquadrão disputou 38 jogos, venceu 20, empatou 8 e perdeu 10. Anotou 58 gols e sofreu 31. Além da finalíssima do Nordestão, o Bahia está na 2ª fase da Copa Sul-Americana e nas oitavas da Copa do Brasil, porém, na Série A se apresenta como primeiro integrante da zona perigosa, em 17º com 12 pontos.

Já o Sampaio Corrêa, também finalizou a frase de grupos na segunda posição, com 50% de aproveitamento e 9 pontos conquistados (2 vitórias, 3 empates e 1 derrota, 7 gols marcados e 3 sofridos). O líder da chave foi o Ceará, com 13. Nas quartas, o time maranhense foi o carrasco e algoz do Vitória, e após vencer por 3 x 0 no Maranhão, segurou o empate sem gols no Barradão e assim avançou à fase semifinal, onde novamente largou na frente vencendo o ABC em São Luís por 1 x 0. Nos 90 minutos finais, em duelo marcado por confusões que durou até os 70 minutos no segundo tempo, a Bolívia Querida empatou em 1 a 1 e chegou na final inédita do torneio.

Na atual temporada, o Sampaio Corrêa disputou 32 jogos, venceu 13, empatou 9 e perdeu 10. Marcou 37 gols e sofreu 26. Na Série B, o time maranhense aparece uma casa acima do Z-4, na 16ª posição com 14 pontos.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário