Cada jogo é uma história, geralmente o cenário é sempre o mesmo, já o roteiro ainda com toda a fama da imprevisibilidade do futebol, rara, raríssimas vezes se apresenta, ainda que de fato exista, porém só acontece em ano em ano, muitas vezes muitos anos entre um milagre e outro. Hoje (24), por exemplo, roteiro de Vitória e Sampaio Corrêa foi o habitual, o corriqueiro, o esperado e só surpreendeu aos 7.631 mil rubro-negros que em romaria estiveram no Barradão em busca do milagre e saíram decepcionados um empate de 0 x 0 merecido.
Não havia indícios, motivos ou precedente para acreditar que o Vitória fosse capaz de vencer a plantada equipe do Sampaio Corrêa em um jogo eliminatório pelo expressivo placar de 4 x 0. Logo, ele, o Vitória que nos seus últimos 27 jogos, goleou apenas o semi-amador Jequié por 5 x 1 e o time reserva do Ferroviário pelo placar 4 x 1 no mesmo Barradão. A esperança de um triunfo do Leão e a consequente classificação, tinha apenas como base, aquela fé que Gilberto Gil garante que não costuma falhar.
Precisando marcar quatro e não tomar nenhum, o Vitória entrou em campo ciente de que era TUDO ou NADA em jogo e foi para o abafa logo de início, porém, esbarrou na esperada retranca maranhense e em uma muralha chamada ANDREY. O goleiro pegou até pensamento, inclusive, um pênalti do eficiente Neílton – que não costuma desperdiçar na marca da cal, e o primeiro tempo acabou de forma frustrante para o rubro-negro, com um ZERO no placar. O Sampaio foi conservador, inteligente e capaz, pouco ameaçou, quase não criou jogada de ataque, mas se defendeu com competência.
No segundo tempo, a pegada foi a mesma. O Vitória com a posse de bola transparecendo um falso domínio, aquela coisa inócuo, sem consequência, sem chute ao gol, sem sufoco ou susto importante ao multicolorido do Maranhão. E assim, o jogo se arrastou a seu final registrando um empate de 0 x 0 e assim pelo placar agregado de 3 x 0, o Sampaio Corrêa em um fato inédito conquista primeira vez em toda uma vaga para as semifinais da Copa do Nordeste.
Semifinais
Assim, as semifinais da competição já foram definidas com o Bahia enfrentando o Ceará fazendo o segundo jogo na Arena Fonte Novas, enquanto o Sampaio Corrêa, enfrentará o ABC com a decisão sendo realizada no Estádio Frasqueirão em Maceió. O sistema se mantém, quem vencer leva, empates com o mesmo número de gols, a decisão vai para os pênaltis. A Copa do Nordeste ainda mantém o quase em desuso critério de desempate através do gol marcado fora de casa.
E agora
Copa do Nordeste já ficou para trás e agora o Leão se dedica exclusivamente para a única competição que lhe restou até o final da temporada. Derrotado pelo Bahia no Campeonato Brasileiro, eliminado da Copa do Brasil pelo Corinthians e despachado da Copa do Nordeste pelo modesto Sampaio Corrêa, o Leão direciona todas as atenções para o Campeonato Brasileiro onde é o décimo quarto colocado com sete pontos e vindo de dois triunfos em seqüência contra Vasco e Ceará.
O próximo compromisso do Leão neste campeonato, acontece no Domingo quando enfrenta no Estádio Nilton Sampaio no Rio de Janeiro, às 16h o Botafogo.