O Barcelona novamente contou com o talento do craque Lionel Messi para encaminhar o título do Campeonato Espanhol neste domingo. O argentino marcou o único gol do jogo, chegando aos 600 gols na carreira (em jogos oficiais) numa linda cobrança de falta e garantiu a vitória sobre o Atlético de Madrid, por 1 a 0, no Camp Nou, pela 27ª rodada.
Messi anotou de falta pelo terceiro jogo consecutivo no Espanhol (Girona e Las Palmas), algo inédito nos últimos 30 anos segundo o estatístico MisterChip – mesmo com a presença de nomes ilustres na liga como Roberto Carlos, Ronaldinho, Rivaldo, Cristiano Ronaldo, entre outros. É também a primeira vez que o argentino marcou cinco gols de falta numa só edição da competição. Tudo isso aos 30 anos, quando em tese deveria diminuir o ritmo.
O Barça aumentou sua folga na liderança para oito pontos (69 a 61 do Atlético), mas na prática são nove, pois ele tem a vantagem no confronto direito (primeiro critério de desempate). A diferença para o Real Madrid, terceiro colocado, é de 15 pontos. Restam 11 rodadas – e o clube segue invicto, agora com 21 vitórias e seis empates.