Hound 2: BA-VI da Vergonha terá novo julgamento nesta sexta-feira

Vitória foi multado em 100 mil, pela acusação de ter encerrado o BAVI

O caso da confusão do primeiro Ba-Vi do ano pode ter um desfecho nesta sexta-feira, quando será julgado o recurso da Procuradoria. O secretário do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia, Roberto Araújo, confirmou que o Pleno da entidade vai julgar o recurso às 18h desta sexta.

O resultado em primeira instância gerou descontentamento por parte do Bahia e também deixou descontente o Procurador-Geral Ruy Geral, que se mostrou contrário às decisões tomadas no Tribunal. O julgamento da confusão do clássico foi realizado no último dia 27, ocasião em que o Vitória foi multado em R$ 100 mil, pela acusação de ter encerrado a partida antes do previsto.

No dia seguinte à decisão da TJD, Rui João entrou com pedido de liminar para que o Baianão fosse suspenso enquanto o recurso não fosse julgado. Mas a medida foi negada pelo presidente do Tribunal, Hélio Menezes.

“A Procuradoria, obviamente, não pode se sentir confortável com o resultado de um julgamento dessa natureza. Um clássico do Ba-Vi que produz estragos nacionais e internacionais não ser apenado como manda a lei. As penas foram brandas, muito leves, que não representam o anseio nem da Procuradoria nem da sociedade e muito menos de desportistas que gozam de respeito e que procuram buscar a ética no futebol. Com certeza absoluta, a Procuradoria irá recorrer”, disse Ruy João, após o primeiro julgamento.

Relembre as decisões do 1º julgamento:

Vinícius foi julgado por no Art. 258-A, por comemorar com gestos obsecenos. A pena foi de dois jogos no Campeonato Baiano, por maioria de votos.

Edson e Rodrigo Becão foram denunciados no Art. 250, por agressão. A pena foi de oito jogos de suspensão no Campeonato Baiano, por unanimidade.

Lucas Fonseca, denunciado no Art. 250, por ato hostil, foi absolvido por unanimidade.

Kanu foi punido por 10 jogos de suspensão no Baiano, no Art. 250, por agressão. Yago, Rhayner e Denílson foram punidos por oito jogos de suspensão no Baiano, no Art. 250, por agressão.

Denunciados no Art. 258, por ferir a ética desportiva, o técnico Vagner Mancini, o supervisor de futebol Mario Silva e os jogadores Bruno Bispo, André Lima e Ramón foram todos absolvidos. Fernando Miguel também foi absolvido, por denúncia de ato hostil.

Já o Esporte Clube Vitória, denunciado por “provocar suspensão do jogo causando prejuízo desportivos a terceiros”, foi penalizado a pagar R$ 100 mil.

O relator do julgamento no Pleno do TJD-BA será Dr. Eduardo de Carvalho Motta Júnior.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário