Procurador-Geral vai recorrer da absolvição do Vitória: “Decisão absurda”

Por maioria, o Esporte Clube Vitória foi absolvido das punições de desclassificação e rebaixamento do Campeonato Baiano e acabou apenas “penalizado” com multa de R$ 100. Após sorrisos e abraços, os advogados do Vitória e o técnico Vagner Mancini deixaram o prédio apressados.

Porém, o procurador-geral Ruy João promete recorrer da absolvição que ele afirma ser uma “decisão absurda”. “A Procuradoria, obviamente, não pode se sentir confortável com o resultado de um julgamento dessa natureza. Um clásico do Ba-Vi que produz estragos nacionais e internacionais não ser apenado como manda a lei. As penas foram brandas”, disse Ruy João.

Sobre o recurso: “A gente vai avaliar. Primeiramente, se faz necessário que o recurso busque o reconhecimento do que a lei determina, no sentido de que o Bahia possa participar como terceiro interessado, que evidentemente é. A mensagem que o TJD passa para a sociedade esportiva. Não se pode admitir jamais que aquilo que é mais sagrado no esporte, que é justamente o fairplay, o espírito competitivo, o jogo limpo, seja maculado e não tenha uma punição à altura. A mensagem é, sim, de reflexão. O que temos dito é que quem acompanhou o decorrer dos fatos, quem esteve no Barradão, quem pôde acompanhar todo o material que foi produzido pela imprensa tem uma noção exata daquilo que aconteceu. A mensagem que nós passamos é de reflexão em relação ao que vale a pena”

“Não é factível o Vitória sair de campo para ajudar o Bahia ou prejudicar o Fluminense de Feira e o Jequié”, disse um dos julgadores.

“A Procuradoria considerou que a exclusão seria uma consequência lógica. Eu discordo”, completou outro.

O auditor Saporito afirmou que houve intenção de acabar com a partida. No entanto, citou um caso da Portuguesa contra o Joinville para atestar a falta de “dolo específico”.

RECAPITULANDO:

O goleiro Fernando Miguel e o zagueiro Lucas Fonseca foram absolvidos. Assim como o técnico Vagner Mancini, o supervisor Mário Silva, o zagueiro Bruno Bispo, o atacante André Lima, quarteto que foi acusado de forçar o encerramento da partida.

Pelo lado do Bahia, o zagueiro Rodrigo Becão e o volante Edson foram punidos com 8 jogos de suspensão. Enquanto o meia Vinícius, pela dancinha, pegou 2 jogos.

Pelo lado do Vitória, o zagueiro Kanu foi punido com 10 jogos, pela agressão e absolvido pela acusação de ameaça, enquanto Yago, Denilson e Rhayner pegaram 8 jogos.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário