“Esporte Clube Vitória deveria ser rebaixado no Campeonato Baiano”

"Se assim não for, podem acabar o Campeonato Baiano, não terá mais razão para existir"

Texto: Heli Jones
Escrever sobre o que aconteceu neste domingo (18) no estádio do Barradão é dizer mais do mesmo. A discussão que proponho é muito mais ampla do que tentar achar culpados pelo ocorrido ontem no Manoel Barradas. O que sugiro é uma reflexão em cima da seguinte pergunta: Se o Vitória não for rebaixado, o que pode acontecer com o futebol baiano?

Com um exemplo prático, explico por que o Vitória precisa ser rebaixado no Campeonato Baiano. Imaginemos uma final ida e volta. No primeiro jogo o Time A aplica uma goleada de 4 a 0 no Time B. O segundo jogo começa e o Time A, com a vantagem de poder tomar 3 gols para sagrar-se campeão, deliberadamente, logo no início da partida, provoca 5 expulsões de seu time e a partida não pode continuar.

O que acontece, caso tenhamos o precedente deste domingo? O Time A será declarado campeão por ter perdido por 3 a 0, conforme Regulamento Geral de Competições da CBF. Caso o Vitória não seja rebaixado, o que impede o Time A do exemplo acima ser campeão? Usariam dois pesos, duas medidas?

Por tudo isso, para que haja futuro no futebol baiano, o Esporte Clube Vitória precisa ser rebaixado no Campeonato Baiano. Não se trata de decisão clubista. Precisamos pensar macro. Se o Vitória não for rebaixado, podem acabar o Campeonato Baiano, não terá mais razão para existir.

Heli Jones, torcedor do Bahia, amigo e colaborador do Futebol Bahiano.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário